Alvaro Dias: Lula foi 'desonesto intelectualmente' ao tentar responsabilizar oposição por dossiês
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou em discurso, nesta segunda-feira (14), que "causou surpresa" a afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na convenção do PT, neste domingo, quando ele disse esperar que as oposições "não façam jogo rasteiro, inventando dossiês todo dia". O senador taxou a afirmação de "esdrúxula".
- O presidente, ao nosso ver, de forma desonesta intelectualmente, tentou responsabilizar a oposição pelos dossiês. Como é que a oposição faria dossiês contra ela mesma?A prática de dossiês é fascista, é covarde, é coisa de 'politicalhões' - sustentou.
O senador lembrou que o delegado aposentado da Polícia Federal Onésimo Sousa confirmou que foi procurado por pessoas da campanha da candidata Dilma Rousseff para investigar até a família do candidato José Serra. Alvaro Dias disse que esta não é a primeira vez que o PT é ligado à feitura de dossiês contra adversários políticos, lembrando a prisão de pessoas, em 2006, e a apreensão de R$ 1,7 milhão. Afirmou que o dinheiro seria usado no pagamento de um suposto dossiê contra José Serra, à época candidato ao governo de São Paulo.
Mais recentemente, continuou o senador Alvaro Dias, "houve a feitura de dossiê" no Gabinete Civil da Presidência da República, dirigido então por Dilma Rousseff, na época da CPI dos Cartões Corporativos. Disse que o delegado da Polícia Federal que investigou o fato afirmou que houve a feitura do documento contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Disse que o Ministério Público pediu para aprofundar as investigações, mas um ministro do Supremo Tribunal Federal não permitiu.
Em aparte, o senador Edison Lobão (PMDB-MA) sustentou que à candidata Dilma Rousseff não interessa um dossiê contra adversários, pois ela "tem todas as condições de ganhar as eleições". Por isso, acrescentou Lobão, a candidata não tem interesse "em tumultuar o processo eleitoral".
Edison Lobão ponderou que "não está claro, e dificilmente ficará", onde teria nascido o dossiê mencionado nos últimos dias pela imprensa.
- A candidata Dilma Rousseff não tem nada a ver com isso e não será afetada por isso. Quem sabe, até em razão da intriga que se procura tecer em torno do assunto, ela se beneficie, ela pode sair vítima dessa situação toda - disse Lobão.
Também em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) leu trechos do discurso da candidata do PT na convenção de domingo (13), em que ela diz que quer confrontar projetos e programas com seus adversários.
14/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias: críticas de Lula à oposição demonstram autoritarismo
Oposição já protocolou representação contra Lula no TSE por campanha ilegal, diz Alvaro Dias
Alvaro Dias anuncia que oposição vai ao TSE contra 'propaganda eleitoral antecipada' de Lula
Alvaro Dias diz que "poder de sedução" de Lula para cooptar oposição não atingirá PSDB
Alvaro Dias: oposição pedirá investigação para apurar envolvimento de Lula com o mensalão
Alvaro Dias: "E agora, José Genoíno, quem o PT vai responsabilizar criminalmente?"