Álvaro Dias faz diagnóstico sobre violência
O senador Álvaro Dias (PDT-PR) apresentou em Plenário nesta terça-feira (25) 26 causas da violência que hoje abala o país. Citando o filósofo marxista Antonio Gramsci, o parlamentar afirmou que seu diagnóstico é bastante pessimista, mas que as soluções propostas são otimistas.
Entre as 26 causas citadas pelo senador, destacam-se a ruptura moral da polícia, causada, em razão da má remuneração, interferência política e corporativismo nefasto; impunidade, que estimula a criminalidade; precária estrutura das polícias nos estados, perpetuada na falta crônica de verbas para manutenção das atividades; falta de cooperação entre as polícias e delas com o Poder Judiciário; inexistência de programas sociais para crianças e adolescentes; ausência de estrutura do sistema prisional; e inexistência de programas de reintegração e reinserção do delinqüente na sociedade.
Segundo Álvaro Dias, o desafio representado pela atual situação da segurança pública no país é gigantesco e exige o ataque às suas causas sociais - pobreza, ignorância, desigualdade na distribuição de renda - e à impunidade, com trabalho preventivo e repressivo.
- Com o ataque simultâneo aos problemas sociais que contribuem para gerar criminalidade e à impunidade daqueles que praticam condutas criminosas, creio ser possível mudar o cenário - declarou.
Para o senador, "a falta de vontade dos governantes na implementação de políticas básicas é um dos fatores responsáveis pelo aumento da criminalidade em todas as faixas etárias". Enquanto as leis não avançam, advertiu, "é preciso haver mais policiais nas ruas, assegurar à sociedade que os bandidos permanecerão na cadeia até o último dia de sua sentença e melhorar a educação dos menores, evitando a delinqüência juvenil".
25/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias aponta aumento da violência no país
Álvaro Dias destaca trabalho de ONG no combate à violência
ÁLVARO DIAS PROTESTA CONTRA VIOLÊNCIA POLICIAL NO PARANÁ
Alvaro Dias prevê aumento da violência também no campo
'Cinegrafista é mais uma vítima da violência e da insanidade', afirma Alvaro Dias
Alvaro Dias analisa estudo que traçou o Mapa da Violência no Brasil