Alvaro Dias prevê aumento da violência também no campo



O líder da minoria, senador Alvaro Dias (PSDB-PR) alertou em discurso no Plenário nesta segunda-feira (15) para o risco de que estoure uma onda de violência no campo em razão das dificuldades enfrentadas pelos pequenos e médios agricultores com o seu endividamento. Para ele, a crise na agricultura pode chegar às cidades até 2007 caso o governo federal não providencie socorro.

- A violência já existe nas ações dos trabalhadores sem-terra, mas pode haver uma insubordinação civil dos pequenos e médios proprietários rurais sufocados por uma crise sem precedentes - advertiu o senador.

De acordo com Alvaro Dias, os agricultores estão perdendo a capacidade de saldar as suas dívidas ou em razão de problemas com as colheitas ou em decorrência dos altos custos da produção associados aos baixos preços de venda, agravados pela baixa cotação do dólar. As dificuldades financeiras, segundo o senador, estariam provocando um novo êxodo rural, levando à emigração dos produtores paranaenses para outros estados e até para outros países.

O senador pediu uma "proposta de salvação" por parte dos bancos oficiais para resolver o problema dos pequenos agricultores antes que a crise se agrave.

15/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias aponta aumento da violência no país

Alvaro Dias prevê prejuízos ao país com aumento da taxa de juros

Alvaro Dias responsabiliza governo federal pelo aumento da violência no país

Ana Júlia nega que haja aumento de violência no campo

Gilberto Goellner acusa governo de 'cruzar os braços' frente aumento da violência no campo

Alvaro Dias critica privatização do Campo de Libra do pré-sal