ÁLVARO DIAS: INSTITUTOS DE PESQUISA ESTÃO SENDO CORROMPIDOS



Candidatos com grande poder econômico se juntaram a institutos de pesquisa para manipular informações sobre as tendências do eleitorado e influenciar o resultado do último pleito, segundo denunciou nesta sexta-feira (dia 6), no Plenário, o senador Álvaro Dias. Ele pediu a ação do Ministério Público para investigar a atuação conjunta de políticos e institutos. Além disso, sugeriu mudanças na legislação eleitoral, propondo, entre outras alterações, a proibição da divulgação de resultados de pesquisas eleitorais até 30 dias antes dos dias de votação.

- As pesquisas têm se constituído numa fonte de corrupção envolvendo pequenos e grandes institutos - disse Álvaro Dias.

Segundo o senador, a manipulação de dados e informações ficou clara com a vitória de candidatos a prefeito que figuravam em último lugar nas pesquisas e a derrota de candidatos considerados como imbatíveis. Álvaro Dias notou que nos pequenos municípios observou-se maior repúdio às mentiras dos institutos. Nos grandes centros, a "frabricação" de favoritos acabou canalizando para alguns candidatos o chamado voto útil.

Ainda assim, Álvaro Dias acredita que de um modo geral a população fez destas eleições uma oportunidade de "julgamento" dos institutos. Para o senador, foi julgada também a reeleição, uma vez que poucos prefeitos conseguiram se manter no cargo. Em aparte, o senador Carlos Patrocínio (PFL-TO), disse concordar com Dias. Questionou a conveniência da reeleição, uma vez que o peso do poder econômico é muito grande, principalmente no interior.

Outro fator crucial no resultado das eleições foi a cobrança de comportamento ético por parte dos políticos, de acordo com Álvaro dias. Conforme ele, o Ministério Público denunciou vários prefeitos por irregularidades, levando a população a negar votos a muitos deles, mesmo antes das sentenças judiciais definitivas.

- Que estas eleições tenham servido de laboratório para que os congressistas votem uma legislação eleitoral mais adequada ao país e que não seja a causa de injustiças e mazelas - disse Álvaro Dias. Ele lembrou que há importantes projetos aprovados pelo Senado sobre a reforma política aguardando apreciação na Câmara dos Deputados.

06/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Trabalhadores estão sendo 'terrivelmente explorados' pelo governo, afirma Alvaro Dias

Osmar Dias propõe punição de dirigentes de institutos de pesquisa que divulgarem informações falsas

Agripino e Alvaro Dias: acordo de líderes não está sendo cumprido com MP dos Portos

Alvaro Dias diz que Lula debochou da crise, mas está sendo obrigado a repetir o Proer

Alvaro Dias alerta: "janelas de oportunidades estão se fechando"

Alvaro Dias questiona aprovação de Dilma em pesquisa de opinião