Alvaro Dias lamenta assassinato do escritor paranaense Wilson Bueno



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lamentou da tribuna o assassinato do escritor paranaense Wilson Bueno, ocorrido na segunda-feira (31), em Curitiba. Aparentemente, ele foi morto durante um assalto à sua casa. O parlamentar disse que a criminalidade tem aumentado no Paraná, assinalando que hoje a capital do estado, Curitiba, é três vezes mais violenta do que em São Paulo.

- Curitiba hoje está empatada com o Rio de Janeiro em violência. Lá, tentaram invadir até a casa do governador Orlando Pessuti, quando um assaltante foi morto no quintal, pela segurança - informou.

Alvaro Dias afirmou que o escritor Wilson Bueno, autor de 13 romances e contos, é uma referência cultural do Paraná, destacando a obra Mar Paraguayo, escrito em "portunhol", mesclando português, espanhol e guarani. Disse que o escritor foi colaborador da Secretaria de Cultura à época em que foi governador do Paraná.

O senador Alvaro Dias apresentou requerimento de voto de pesar pela morte do escritor.

Em aparte, o senador Flávio Arns (PSDB-PR) se associou à homenagem ao escritor e confirmou o aumento da criminalidade em Curitiba.

Aerus

No mesmo discurso, Alvaro Dias informou aos filiados do Aerus, fundo de pensão dos ex-empregados da Varig, que não será possível colocar uma emenda na Medida Provisória 479/09 de forma a abrir caminho para o governo federal ajudar o Aerus. Se fosse emendada, a MP teria de voltar à Câmara dos Deputados. No entanto, se não for votada nesta terça-feira (1º), perde a eficácia.

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) projeto de decreto legislativo de sua autoria com a mesma finalidade e, "se houver boa vontade do governo", a matéria poderá ser votada rapidamente. A presidente da CAS, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), informou ter indicadoo senador Flávio Arns para relatar o projeto.



01/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Appio lamenta assassinato de deputado paranaense

ÁLVARO DIAS HOMENAGEIA ESTUDANTE PARANAENSE

Alvaro Dias registra falecimento de economista paranaense

Alvaro Dias registra falecimento de economista paranaense

Wellington Dias lamenta morte do escritor O. G. Rego de Carvalho

Alvaro Dias parabeniza prefeito paranaense por iniciativa anticorrupção