Alvaro Dias parabeniza prefeito paranaense por iniciativa anticorrupção



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) parabenizou a iniciativa do prefeito do município paranaense de Nova Santa Bárbara, Júlio Bitencourt, de disponibilizar na Internet e em tempo real todas as licitações realizadas pela prefeitura. As licitações são realizadas na Câmara de Vereadores, onde o prefeito instalou câmeras de vídeo e equipamentos de áudio, ao custo de R$ 1 mil.

- A meta é permitir que as pessoas, em qualquer lugar do mundo, possam acompanhar em tempo real as licitações, e, se acharem necessário, questioná-las, assim como os interessados poderão interpor recursos on line - assinalou.

Alvaro Dias comparou essa iniciativa com o desempenho do governo Luiz Inácio Lula da Silva em relação aos sucessivos escândalos de corrupção. Ele lembrou que o Tribunal de Contas da União (TCU) acaba de constatar que um terço das 231 obras do governo Lula, no valor de R$ 23 bilhões, está viciado por irregularidades. O relatório aponta o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (Dnit) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), como sendo os campeões de irregularidades.

O TCU, disse o senador, incluiu 29 empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no relatório de obras públicas com indícios de irregularidades graves, que justificam paralisação. Em seu relatório, o ministro Benjamin Zymler aponta 77 obras com irregularidades graves paralisantes e mais 102 com irregularidades graves, mas em menor grau, que não exigem paralisação e bloqueio. Só 52 empreendimentos da União foram considerados regulares, num universo de 231 fiscalizações, disse.

O senador Mário Couto (PSDB-PA) disse, em aparte, que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, está questionando o relatório do TCU e afirma que os dados estão sendo aumentados. Para Couto, o governo Lula deveria seguir o exemplo paranaense e sugeriu que o Senado homenageie o prefeito Júlio Bitencourt.

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse que, "desgraçadamente", a corrupção descrita pelo relatório do TCU é a rotina do governo. Ele afirmou que a crise do Brasil é a crise do estado, que é ineficiente, perdulário e corrupto. O senador Mão Santa (PMDB-PI) ressaltou que, enquanto o presidente da França tem menos de 600 cargos disponíveis para nomeações, o presidente Lula já criou quase 25 mil cargos de confiança, exercendo um "poder de corrupção eleitoral".

- Só nesse ministério novo, a 'Sealopra', são 600 cargos para os parasitas do PT - disse o senador, fazendo uma brincadeira com as iniciais da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo do governo federal.



25/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias parabeniza prefeito paranaense por iniciativa anticorrupção

ÁLVARO DIAS HOMENAGEIA ESTUDANTE PARANAENSE

Alvaro Dias defende aprovação de lei anticorrupção e aponta 'lobby' em favor de construtoras

Alvaro Dias registra falecimento de economista paranaense

Alvaro Dias registra falecimento de economista paranaense

Alvaro Dias lamenta assassinato do escritor paranaense Wilson Bueno