Wellington Dias lamenta morte do escritor O. G. Rego de Carvalho
Em pronunciamento nesta terça-feira (12), o senador Wellington Dias (PT-PI) destacou a vida e obra do escritor piauiense Orlando Geraldo Rego de Carvalho, falecido no dia 9 de novembro, em Teresina, aos 83 anos. O parlamentar disse considerar um privilégio ter conhecido o romancista e contista - conhecido como O. G. Rego de Carvalho - que participou da Geração de 45 e foi seu contemporâneo no movimento sindical bancário. Além disso, ocupava a cadeira nº 6 da Academia Piauiense de Letras.
- Ele, sem sombra de dúvidas, marcou a vida de muita gente com suas palavras, com seus escritos - declarou.
Entre as várias obras de O. G. Rego de Carvalho, Wellington Dias destacou Rio Subterrâneo, definindo-o como dos poucos livros que falam de loucura no momento em que o autor vive essa situação de saúde mental.
- Ele me contou que morava no Rio de Janeiro nessa época e entrava noite adentro escrevendo, entrava pela manhã, passava do meio-dia. Quando chegava no final da tarde, ele sentia o mundo rodar. Ele ia para um cinema que era perto da sua casa. Ali, ele não sabia nem que filme estava passando, mas era uma forma de ele ir se acalmando - disse Wellington Dias, relembrando conversa com o escritor.
O parlamentar prestou solidariedade à esposa e aos familiares de O.G.Rego de Carvalho e à cidade de Oeiras, sua terra natal.
PT
O senador também saudou os novos dirigentes do Partido dos Trabalhadores, que realizou eleições internas, e a Rui Falcão, reconduzido à presidência da legenda.
12/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flexa Ribeiro lamenta morte do escritor Benedicto Monteiro
Sarney lamenta morte de Ary de Carvalho
Wellington Dias homenageia PT e Apolônio de Carvalho
Vital do Rêgo lamenta a morte do desembargador Jorge Ribeiro
Alvaro Dias lamenta assassinato do escritor paranaense Wilson Bueno
Wellington Dias lamenta boato sobre Bolsa Família