Alvaro Dias: "Não espero muito do Conselho de Ética"
Ressaltando que o Conselho de Ética do Senado teve seus integrantes indicados em meio à crise vivida pela instituição, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou, na manhã desta quarta-feira (5), ter baixas expectativas sobre a reunião que se realiza na tarde desta quarta para examinar cinco representações ali protocoladas contra o presidente da Casa, José Sarney.
- O problema é que esse conselho foi criado em meio à crise. Eu, pessoalmente, não tenho expectativas em relação aos resultados. A maioria está determinada e com o apoio explícito do presidente da República. Lula ganhará mais uma, é o que se antevê. Não tenho falsas expectativas. É melhor não esperar muito.
Alvaro Dias afirmou ter conversado, na noite de terça-feira (4), com o presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ), dele ouvindo a disposição para acolher alguma das representações.
- Eu aproveitei para perguntar por que ele não faz o apensamento de todas as representações contra o presidente Sarney. Ele disse que até gostaria de fazer isso, mas que haveria questionamentos regimentais. O fato é que não se deve jogar a toalha antes do tempo, mas não há como ser otimista. O conselho não permitirá um processo de investigação para posterior julgamento. Vai se curvar à vontade do Planalto.
Alvaro Dias afirmou ainda que seria "um otimismo ingênuo" esperar derrotar o governo no Conselho de Ética. Em sua opinião, o Senado deve esperar por mais momentos de turbulência, até porque - sublinhou ele - "o presidente Sarney perdeu as necessárias condições políticas para comandar um processo de reformas administrativas no Senado".05/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana: crise no Senado é "muito grande" e Mesa pode decidir sobre situação do Conselho de Ética
Alvaro Dias vai propor mudanças no Código de Ética
Alvaro Dias diz que Tebet deixa referência de ética e honradez
Demóstenes tem 10 dias úteis para apresentar defesa ao Conselho de Ética
Alvaro Dias: Dilma deve escolher entre atender ou extinguir Comissão de Ética
Para Osmar Dias, a maior homenagem a Jefferson Péres será dar seu nome ao Conselho de Ética