Alvaro Dias pede ao BC rapidez no rastreamento de valores pagos na venda de jogadores
Segundo o parlamentar, a CPI requereu e recebeu, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), uma listagem com as 51 maiores transações do futebol brasileiro. Os nomes e os valores foram remetidos ao BC, para que fosse verificado se houve sonegação por cobertura cambial, o que daria margem à evasão de divisas.
- Mas o Banco Central ainda não atendeu nossa expectativa de eficiência - reclamou Álvaro Dias.
O presidente da CPI também informou que vários dirigentes de futebol impetraram mandato de segurança para impedir a quebra de seu sigilo bancário e fiscal.
Fifa
O relator da CPI, senador Geraldo Althoff (PFL-SC) indagou aos depoentes qual a visão que a Federação Internacional das Associações de Futebol (Fifa) tem em relação ao passe dos jogadores.
De acordo com o advogado Marcílio Krieger, especialista em direito esportivo, o estatuto da entidade proíbe que um clube atue em outro país se não tiver o certificado de transferência emitido pela associação nacional da qual fazia parte. Na Europa, acrescentou, há restrições para a transferência para países fora da Comunidade Européia.
Já o ex-jogador Sócrates afirmou que a legislação protege o clube formador de jogadores, mas observou que nenhum deles jamais buscou indenização por transferência de jogador para o exterior porque nenhum dirigente esportivo jamais leu a legislação vigente.
22/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias pede rapidez na tramitação do projeto da Lei de Biossegurança
ÁLVARO DIAS PEDE QUE DEPUTADOS VOTEM COM RAPIDEZ ALÍQUOTA ÚNICA DO SIMPLES
Alvaro Dias pede rapidez em julgamento relacionado à reserva indígena Raposa Serra do Sol
César Borges pede atualização dos valores pagos pelo SUS
Aprovado prazo de 15 dias para devolução de valores pagos indevidamente pelo consumidor
ÁLVARO DIAS PEDE APROVAÇÃO DE PROJETO QUE PROÍBE VENDA DE AÇÕES DA PETROBRAS