Estabilidade econômica corre sério risco, alerta Alvaro Dias
A estabilidade econômica brasileira corre sério risco, que pode levar o país a uma situação imprevisível, alertou nesta sexta-feira (16) o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), ao cobrar do governo a adoção de uma política destinada a colocar o Brasil "no rumo do progresso e do desenvolvimento". Para ele, o sinal de alerta está aceso depois que o relatório do banco americano J. P. Morgan, divulgado na quarta-feira (14), reduziu a recomendação para os títulos da dívida brasileira.
- Com isso, o risco Brasil disparou quase 10%, atingindo a marca de 611 pontos, o dólar subiu 1,04% e a Bolsa caiu 2,57%, além de provocar a desvalorização dos títulos brasileiros no exterior - notou o senador.
Alvaro Dias avaliou que a economia brasileira "caminha para o caos" por apenas um motivo: falta de competência do governo para geri-la, apesar de a carga tributária, conforme disse, ter sofrido aumento no último ano. Como exemplo citou a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), cuja alíquota foi aumentada de 3% para 7,6%.
- O governo federal está arrecadando em demasia, mas as políticas públicas destinadas a alavancar o crescimento econômico não ocorrem. Com isso, o desemprego aumenta, cresce a tensão social no campo e nas regiões metropolitanas - alertou Alvaro Dias, para quem falta ao governo "autoridade" para conduzir os destinos do país.
Um drama
Alvaro Dias também pediu ao Ministério da Saúde a imediata regularização do repasse de recursos federais destinados ao Hospital Psiquiátrico de Maringá (PR), considerado como referência em todo o mundo. Ele informou que o hospital não recebeu parte das faturas de novembro de 2003 e a totalidade de fevereiro e março deste ano, que somam R$ 537.409.
O senador informou que o hospital tem como única fonte de receita os recursos públicos, e que esses são destinados ao pagamento de pessoal, compra de medicamentos e alimentos, entre outros. Quem mais sofre, observou Alvaro Dias, são as famílias que possuem parentes em tratamento no sanatório.
16/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
ÁLVARO DIAS ALERTA PARA RISCO DE PRIVATIZAÇÃO DA COPEL
Antero alerta: Brasil corre o risco de voltar à UTI
Alvaro Dias alerta para risco de escalada autoritária em novo governo
Brasil corre risco de perder oportunidade na área espacial, alerta Jobim
Papaléo aponta risco de inflação como ameaça à estabilidade econômica
Alvaro alerta para risco de novo massacre na região de Eldorado dos Carajás