Alvaro Dias pede mais investimentos públicos no Paraná e assinala importância das redes sociais




Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (23), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lamentou a queda dos investimentos públicos no estado do Paraná. O senador destacou matéria do jornal Gazeta do Povo, publicada na edição de quarta-feira (22), para dizer que, de 2000 a 2010, caíram os investimentos do governo paranaense em relação ao produto interno bruto (PIB) regional.

A reportagem mostra um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), realizado em parceria com o Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR). De acordo com o senador, o Paraná chega a ocupar a última posição em alguns quadros de comparação.

Alvaro Dias afirmou que, quando foi governador do Paraná (1987-1994), os investimentos públicos chegaram a 88,94% da receita prevista. Segundo o senador, outros governos que sucederam o dele começaram a reduzir o investimento.

- Se a receita cresceu, o Paraná precisa debater os investimentos no estado - disse o senador.

Alvaro lembrou que, quando era governador, o Brasil enfrentava grave crise financeira, com inflação de 80% ao mês. Mesmo assim, segundo o senador, o Paraná cresceu 23% no período, enquanto o Brasil apresentou queda no PIB. O senador lembrou o papel de financiador do banco oficial do estado e disse que sua administração priorizava a reforma administrativa e o rigor fiscal.

Internet e política

O senador também comentou a relação crescente entre internet e política, dizendo que muitos brasileiros usam a internet para criticar, apoiar ou fazer sugestões de forma inteligente, o que revelaria o alto nível de conscientização política da população.

- Quando aderi às redes sociais e criei meu blog, tinha por objetivo prestar contas do trabalho no Senado. Mas vi que o mais importante era ouvir as pessoas e, assim, fui para o Twitter e para o Facebook - disse o senador.

Por meio das redes sociais, assinalou Alvaro Dias, é possível medir os anseios populares e verificar o entendimento do brasileiro em relação a determinado assunto que é proposto no Senado. O senador admitiu que não é possível dar caráter científico às opiniões populares na internet, mas observou que "é um termômetro e uma forma de exercer o mandato mais próximo do povo".

Alvaro Dias disse que queria fazer uma homenagem aos brasileiros que usam as redes sociais para a manifestação política e pediu sugestões para seu discurso desta tarde. Por meio do Twitter e do Facebook, houve sugestões sobre questões esportivas como mudanças no Estatuto do Torcedor e a possível mudança no comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Temas como reforma política e fiscal, inflação, desmandos políticos, corrupção e situação dos aposentados também estavam entre as sugestões.

Outros internautas sugeriram um discurso sobre transações correntes, cargos comissionados e projetos nacionais. O assunto mais pedido foi a questão dos investimentos públicos no Paraná, razão pela qual esse tema foi abordado pelo senador em seu discurso no Plenário.



23/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias lê Carta do Sudoeste, que pede investimentos naquela região do Paraná

Alvaro Dias pede mais investimentos em infra-estrutura para evitar "apagão" logístico

Alvaro Dias pede entendimento sobre estrada no Paraná

Alvaro Dias pede apuração rápida das denúncias de corrupção na Assembleia Legislativa do Paraná

Alvaro Dias diz que governo gasta mais em viagens do que em investimentos

MEC registra mais casos de estudantes que publicaram em redes sociais