Álvaro Dias pede que o poder público atenda melhor os velhos
- Os velhos são, por natureza, mais sujeitos a moléstias. E como parte significativa dessa faixa etária pertence às camadas mais pobres da população, é necessário adequar particularmente o Sistema Único de Saúde ao atendimento dessa demanda - disse.
O senador pregou também a necessidade de que sejam alteradas algumas das rotinas administrativas e de triagem, para melhor atender as pessoas idosas. Criticando a qualidade desses serviços, ele apontou especialmente as filas, dizendo lastimar a situação de milhões de idosos que são diariamente humilhados à porta das instituições de assistência.
Na opinião do parlamentar, para resolver esses problemas, não é necessário a aprovação de leis ou regulamentos que obriguem as instituições públicas a confererirem prioridade no atendimento dos idosos. Ele disse que há leis boas e suficientes para atender a essas necessidades, só que não são cumpridas.
Lembrando que o Brasil já tem o Estatuto do Idoso, determinando claramente a prioridade de atendimento ao velho nos órgãos públicos e pivados, ele pediu que os administradores de serviços de saúde estabeleçam suas práticas e rotinas de modo a atender as exigências dessa e de outras leis.
Álvaro Dias constatou que, se o envelhecimento da população tem o aspecto positivo de indicar melhoria nas condições de vida do brasileiro, é urgente mudar-se a mentalidade ainda condizente com a década de 70, quando metade da população brasileira estava abaixo de 18 anos.
28/12/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias pede ao Ministério da Saúde que atenda reivindicações de portadores de doenças reumáticas
Alvaro Dias pede rejeição da proposta que limita poder de investigação do MP
Alvaro Dias propõe reforma do Poder Legislativo
Alvaro Dias condena poder excessivo dos bancos
Alvaro Dias defende reforma do Poder Legislativo
Alvaro Dias diz que "aumentou a capacidade de corrupção" do Poder Executivo