Alvaro Dias protocola pedido de criação da CPI da Petrobras



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) protocolou, na tarde desta quarta-feira (13), junto à Secretaria Geral da Mesa do Senado o pedido de criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar irregularidades envolvendo a Petrobras e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O requerimento conta com a assinatura de 32 senadores.

VEJA MAIS

Entre os fatos enumerados como justificativa para a criação da CPI estão indícios de fraudes em licitações, de desvios de verba e de superfaturamento de obras. Essas denúncias são resultantes de investigações da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União.

Uma das principais denúncias apontadas pelo senador é o suposto superfaturamento na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Outro fato seria uma ação movida pelo Ministério Público da Bahia, segundo a qual a Petrobras teria patrocinado irregularmente o Fórum de Entidades Negras da Bahia, em 2008. Segundo o senador, a dificuldade em apurar essas denúncias também reforça o pedido da oposição de criação da CPI.

Após protocolar o pedido de criação da CPI, o senador Alvaro Dias, afirmou que a medida "é a favor da preservação da Petrobras.

- A Petrobras é realmente um orgulho nacional, mas isso não é habeas corpus para a corrupção. O que nós vamos investigar são os indícios de corrupção. A oposição não pode ser omissa diante de fatos tão graves. A omissão seria a cumplicidade - afirmou.

Após conferidas as assinaturas e verificada a existência de fato relevante que justifique as investigações, o requerimento deverá ser lido em Plenário, quando é criada a comissão de inquérito. Em seguida os líderes deverão indicar, conforme a proporcionalidade partidária, os integrantes da CPI. Uma vez nomeados pelo presidente do Senado, José Sarney, eles poderão se reunir e instalar os trabalhos do colegiado.

A CPI será composta por 11 membros titulares e sete suplentes, tendo 180 dias para proceder as investigações.

Da Redação / Agência Senado



13/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oposição protocola pedido de criação de CPI Mista para investigar a Petrobras

Alvaro Dias lembra os 50 anos de criação da Petrobras

Alvaro Dias começa a coletar assinaturas para criação da CPI da Petrobras

Alvaro Dias protocola requerimento de CPI mista para investigar crimes financeiros no futebol

Oposição apresenta pedido de criação de CPI mista da Petrobras

Osmar e Álvaro Dias assinam pedido de CPI da Corrupção