Alvaro Dias lembra os 50 anos de criação da Petrobras
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lembrou os 50 anos de criação da Petrobras, comemorados no último dia 3, afirmando que, ao assinar a Lei 2.004, que criou a empresa, o então presidente Getúlio Vargas escreveu -um capítulo fundamental da história econômica brasileira, ao mesmo tempo em que deu uma reposta firme aos adversários da emancipação nacional-.
Alvaro Dias fez um breve relato da mobilização nacional que levou à criação da Petrobras, com a campanha -O Petróleo é Nosso-, destacando a ação de militares como os generais Estilac Leal, Leônidas Cardoso e Felicíssimo Cardoso - estes últimos respectivamente pai e tio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - e Horta Barbosa. Destacou, ainda, a criação, pelo presidente Vargas, da Assessoria Econômica da Presidência - dirigida pelos economistas Rômulo Almeida e Jesus Soares Pereira - onde nasceu o projeto, depois aprovado pelo Congresso Nacional, que permitiu o surgimento da Petrobras.
O senador homenageou também pioneiros como Oscar Cordeiro, que descobriu em Lobato, na Bahia, o primeiro poço de petróleo no Brasil, em 1939, -calando aqueles que teimavam que não havia petróleo no país-, o general Horta Barbosa, que na década de 40 fundou e presidiu o Conselho Nacional do Petróleo, e o geólogo Pedro Moura.
Alvaro Dias citou os recordes de produção da Petrobras, que deverá assegurar a auto-suficiência do Brasil nos próximos dois anos e lembrou que a tecnologia da empresa para exploração de petróleo em águas profundas - uma inovação brasileira - é hoje reconhecida em todo o mundo.
O senador lamentou que o atual governo não tenha comemorado a data -com uma grande festa cívica, usando o exemplo vitorioso da Petrobras para demonstrar do que o povo brasileiro é capaz de realizar-. Na sua avaliação, as comemorações de deram -de maneira burocrática, dentro do espírito marqueteiro do Estado-espetáculo-.
09/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias lembra 25 anos da campanha 'Diretas Já'
Alvaro Dias protocola pedido de criação da CPI da Petrobras
Alvaro Dias começa a coletar assinaturas para criação da CPI da Petrobras
Alvaro Dias: denúncias contra a Petrobras são feitas há anos
Dias lembra que Petrobras prejudicou o Paraná
Alvaro Dias: CPI da Petrobras é prioritária