Alvaro Dias quer permitir que estrangeiro domiciliado no Brasil participe das eleições municipais



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) começa a analisar, logo após o recesso parlamentar, proposta de emenda à Constituição (PEC) que faculta aos estrangeiros domiciliados no Brasil votar nas eleições municipais e candidatar-se ao cargo de vereador.

De autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), a PEC 14/07 altera o art. 14 da Constituição para garantir esses direitos. Ao apresentar a proposta, o parlamentar lembrou que matéria semelhante (PEC 61/99) já havia sido analisada no Senado, tendo sido rejeitada porque não alcançou o quorum mínimo de três quintos de votos favoráveis, como exige a Carta Magna.

- Releve-se, entretanto, que a votação da proposição referida registrou quarenta e dois votos favoráveis, sete abstenções e apenas quatro votos contrários. Assim, participaram da votação apenas cinquenta e três senadores (são oitenta e um ao todo), o que nos leva à conclusão de que, com o quorum maior, provavelmente a iniciativa teria sido acolhida - afirmou Alvaro Dias.

Com o objetivo de respaldar a proposta, o senador ainda afirma que o sistema constitucional brasileiro repele posturas "preconceituosas e chauvinistas" e, entre os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, estão os de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

- É hora, pois, de dar um fim a essa discriminação negativa, afastando a assimetria existente no fato de se exigir dos estrangeiros respeito à legislação dos países anfitriões, sem lhes dar, em contrapartida, alguns direitos políticos fundamentais inerentes à pessoa humana - concluiu o parlamentar pelo Paraná.



05/01/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Alvaro Dias, eleições municipais evidenciaram desencanto da população

Alvaro Dias quer eleições primárias na corrida presidencial

Álvaro Dias quer que partidos limpem as cidades após as eleições

Projeto de Alvaro Dias protege correspondente estrangeiro

PROPOSTA DE ÁLVARO DIAS PERMITE AO ESTRANGEIRO A ELEGER-SE VEREADOR

A 25 dias das eleições municipais, Mão Santa lembra histórico de lutas pela democracia