Alvaro Dias quer que Congresso delibere sobre o veto ao reajuste de 16,67% para aposentados



Em pronunciamento nesta terça-feira (11), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) citou nota divulgada na Internet pelo site Folha Online, contendo a informação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria instruindo a bancada do governo no Congresso para obstruir votações de itens da ordem do dia que causem desgaste para o governo no período eleitoral.

VEJA MAIS

Entre estes itens, assinalou, estaria o veto presidencial ao projeto de reajuste de 16,67% para aposentados e pensionistas aprovado na semana passada pelos senadores.

Na avaliação do senador, o governo tenta agora impedir que outra medida provisória (MP 291), que trata de benefícios para aposentados e pensionistas e contém emenda mantendo o índice de 16,67% para o reajuste dos aposentados e pensionistas,seja votada na Câmara. Alvaro Dias afirmou que a oposição quer deliberar imediatamente sobre nova proposta, mas esbarra na orientação contrária do governo.

Durante as deliberações da ordem do dia desta terça-feira, depois de o presidente Renan Calheiros ter anunciado que houve acordo para votações de alguns itens, o senador Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB, analisou a tentativa de obstrução do governo a matérias com origem no próprio Executivo, geralmente editadas na forma de medidas provisórias.

- Nunca vi um governo orientar contra propostas que ele mesmo envia. Mostra que Lula é confuso e contraditório e pensa que o Congresso se submeterá a isso - protestou Virgílio.

O senador Alvaro Dias também criticou em seu pronunciamento o fato de o governo ter enviado à Bolívia uma missão do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para apresentar um programa de financiamento ao governo de Evo Morales no valor de US$ 600 milhões, para a construção de uma rodovia naquele país.

- Nós sequer estamos construindo estradas ou finalizando obras internas, mas para a Bolívia Lula consegue uma missão de uma instituição como o BNDES - protestou.



11/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias lamenta veto ao reajuste para aposentados e pensionistas

Alvaro Dias critica veto de Lula a reajuste para aposentados

Alvaro Dias defende reajuste de 16,7% para aposentados e pensionistas

Aposentados pedem a Sarney que veto a reajuste seja apreciado logo pelo Congresso Nacional

Jayme Campos quer que Congresso delibere sobre demarcação de terras indígenas

Mão Santa: veto ao reajuste para aposentados deve ser derrubado