Aposentados pedem a Sarney que veto a reajuste seja apreciado logo pelo Congresso Nacional
O presidente do Senado Federal, senador José Sarney (PMDB-AP), recebeu a visita, na tarde desta segunda-feira (25), de um grupo de aposentados que vieram cobrar a apreciação, pelo Congresso Nacional, do veto presidencial à proposta que estende aos aposentados e pensionistas o mesmo reajuste de 16,67% concedido ao salário mínimo em 2006. Os aposentados querem que o veto seja votado ainda esta semana, entretanto, Sarney e o senador Paulo Paim (PT-RS) - que participou do encontro - deram a entender que a votação só será realmente possível no próximo mês.
Ao sair da audiência com o presidente do Senado, Paim informou que cerca de dois mil idosos estão em Brasília devido à possibilidade de derrubada do veto ao reajuste. O senador disse que a reunião do Congresso Nacional para apreciação dos vetos pode ocorrer já na quarta-feira (27), mas observou que o mais plausível é deixar a votação para junho, provavelmente no dia 17, o que daria mais tempo para um acordo entre governo e aposentados ser efetivado. Sarney disse que está pronto para convocar a sessão do Congresso para esta ou para a próxima semana, mas ressaltou que ainda espera um acordo entre a base governista e os aposentados.
Além dos aposentados e de Paim, participaram do encontro com Sarney o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e representantes da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) e outras entidades. Logo depois, a comitiva foi tentar audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para cobrarem apoio ao movimento.
25/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aposentados e pensionistas pedem apoio de Sarney para inclusão de reajuste no Orçamento
Alvaro Dias quer que Congresso delibere sobre o veto ao reajuste de 16,67% para aposentados
Ideli: Lula condiciona reajuste de aposentados a indicação de fonte de recursos pelo Congresso
Tebet pede que governo pague logo reajuste aos aposentados
Paim espera que reajuste de aposentados seja resolvido antes do recesso
Paulo Paim espera derrubada do veto ao reajuste dos aposentados no dia 26