Alvaro Dias quer que dirigentes de Itaipu sejam aprovados pelo Senado



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pediu a aprovação de proposta de emenda à Constituição (PEC 30/06) de sua autoria que determina que os dirigentes da Itaipu Binacional sejam aprovados pelo Senado Federal. A PEC também estabelece que as contas da empresa sejam fiscalizadas pelo Congresso Nacional e por seu órgão auxiliar, o Tribunal de Contas da União (TCU).

- Do jeito que está hoje, nem mesmo o Supremo Tribunal Federal, se quisesse, teria acesso às contas da Itaipu Binacional - afirmou o parlamentar.

Alvaro Dias citou a visita ao Senado do vice-presidente eleito do Paraguai, Frederico Franco, que afirmou concordar com maior transparência nos atos administrativos da empresa dos dois países. O senador avaliou que essa concordância facilita a aprovação de sua PEC, que dá 12 meses de prazo para que o controle externo seja incluído no tratado de Itaipu. A idéia é que o Paraguai também implante alguma forma de fiscalização.

O representante paranaense afirmou que o Tratado de Itaipu, de 1973, foi feito durante regimes autoritários então vigentes nos dois países. Trata-se, portanto, de um modelo ultrapassado, que precisaria ser adequado ao Estado de Direito Democrático, opinou.

O senador considerou que a visita do vice-presidente eleito ao país veio "apagar a fogueira acesa" na campanha paraguaia, quando o Brasil foi acusado de ser imperialista e explorador. Alvaro Dias informou que a Itaipu Binacional foi construída com recursos captados e avalizados pelo Brasil. A parte paraguaia foi emprestada pelo Banco do Brasil. O país vizinho recebe anualmente US$ 375 milhões de royalties. A Itaipu vale hoje US$ 60 bilhões, ou seis vezes o Produto Interno Bruto (PIB) do país vizinho.

- O Brasil não pode ser acusado de imperialista e explorador; ao contrário, é benfeitor - sustentou o parlamentar.

Em aparte, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Heráclito Fortes (DEM-PI), afirmou que o valor da tarifa da energia comprada do Paraguai pode ser revista, mas não o Tratado de Itaipu.



30/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Colombo pede que integrantes de conselho da TV pública sejam aprovados pelo Senado

Crivella quer que ministros do STF sejam confirmados pelo Senado a cada quatro anos

Emilia Fernandes quer que representantes do Partido Socialista do Iraque sejam ouvidos pelo Senado

Alvaro Dias quer acabar com leilões extrajudiciais de imóveis hipotecados pelo SFH

Alvaro Dias discute Itaipu com vice-presidente do Paraguai

Alvaro Dias quer dados de caixa-preta divulgados pelo Diário Oficial