Álvaro Dias quer regras para seguro obrigatório



Os proprietários de veículos que optarem pelo seguro facultativo por danos causados a terceiros poderão ficar isentos de pagar anualmente o seguro obrigatório, desde que as coberturas sejam iguais ou superiores às do seguro cobrado pelos departamentos de trânsito. É o que determina projeto de lei do senador Álvaro Dias (PDT-PR) a ser examinado após as eleições pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O relator, senador Wellington Roberto (PTB-PB), é favorável à aprovação da matéria.

Para Álvaro Dias, a cobrança do seguro obrigatório (DPVAT) é uma imposição do poder público aos donos de veículos. Além do mais, observou, esse tipo de seguro vem sofrendo um desgaste ano após ano porque, a seu ver, não vem cumprindo com as suas finalidades estabelecidas em lei, de prestar assistência médico-hospitalar e odontológica às vítimas de trânsito. O projeto também impede a circulação de veículo não segurado contra terceiros.

Álvaro Dias afirmou que o seguro obrigatório é um tributo mal disfarçado sendo, portanto, duvidosa a sua constitucionalidade. -A inadequação jurídica se completa ao exigir-se o seguro de todos os veículos e não apenas daqueles cujos proprietários, espontaneamente, optem por não contratar seguros pessoais e patrimoniais destinados a dar cobertura à integridade e ao patrimônio de terceiros-, salientou.

O senador pelo Paraná também criticou a insuficiência dos valores pagos pelo seguro obrigatório, bem como a incerteza do seu recebimento, quando os proprietários de veículos necessitam de dinheiro para pagar despesas de vítimas de acidentes de trânsito. Segundo ele, as estatísticas revelam que dificilmente o acidentado é ressarcido nos patamares monetários desejáveis ou previstos, indicados para invalidez permanente ou temporária.



19/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE OSMAR DIAS MODIFICA REGRAS DO SEGURO OBRIGATÓRIO

PROJETO DE OSMAR DIAS MODIFICA REGRAS DO SEGURO OBRIGATÓRIO

Álvaro Dias quer dispensa do DPVAT para quem tem seguro facultativo

Alvaro Dias quer explicações do governo sobre Operação Porto Seguro

OSMAR DIAS PEDE RAPIDEZ NA VOTAÇÃO DE PROJETO SOBRE SEGURO OBRIGATÓRIO

Perillo quer repasse do seguro obrigatório diretamente a estados e municípios