Alvaro Dias quer verbas para universidades proporcionais ao número de habitantes
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pediu em discurso, nesta quinta-feira (11), que o governo federal destine verbas às universidades federais de acordo com o número de habitantes de cada estado, eliminando o atual critério de dividir os recursos entre as universidades já existentes. Ele considera que o novo critério seria mais justo e democrático e acabaria com os privilégios existentes.
O senador lembrou que, quando governador do Paraná (1987/91), instituiu a gratuidade nas universidades estaduais, permitindo que "400 mil jovens pobres pudessem se formar" durante sua administração. Lamentou que o governo paranaense tenha reduzido os gastos com as suas universidades para 6% de suas receitas, em comparação com os 12% de sua época.
Alvaro Dias cumprimentou a população de Ponta Grossa (PR) pelo aniversário de 185 anos da cidade, no próximo dia 15. Informou ainda que foi homenageado na última sexta-feira (5), em Foz do Iguaçu (PR), durante o encontro de profissionais da indústria. Ele é autor de projeto que fixa o piso salarial dos técnicos industriais em 66% do piso dos profissionais de ensino superior da área. A proposta foi aprovada pelos senadores, mas depende de votação da Câmara dos Deputados.
11/09/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias quer reduzir número de deputados
Neuto de Conto quer aprovação da PEC que aumenta o número de vereadores em cidades com até 50 mil habitantes
Alvaro Dias condena repasse de verbas federais para o MST
Alvaro Dias denuncia falta de liberação de verbas da segurança para estados
Alvaro Dias cobra explicações sobre verbas federais para jornais do ABC paulista
Alvaro Dias apresenta projeto que proíbe contingenciamento de verbas para segurança pública