Alvaro Dias registra protestos dos desempregados no Acre no Dia do Trabalho



No Acre, em vez de os trabalhadores comemorarem o 1º de Maio, os desempregados se reuniram em um grande evento para protestar contra a falta de vagas. O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) testemunhou a mobilização, na última sexta-feira (1º). Ele informou que enquanto nas grandes regiões metropolitanas, segundo recente levantamento, o desemprego chega a 15%, no Acre metade da população está inscrita no Programa Bolsa Família.

- O desemprego no Acre é assustador. Fala-se em 150 mil trabalhadores desempregados. O estado tem uma população de aproximadamente 600 mil habitantes. Um dos temas mais explorados pelo então candidato a presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi a geração de empregos. A crise nos leva a colocar como prioridade número um do governo a preservação do emprego - afirmou.

Alvaro Dias classificou de insuficiente a medida adotada pelo governo federal de isentar os automóveis do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Ele observou que a decisão preserva os empregos nas montadoras, mas não beneficia os demais setores da economia.

O senador disse que os trabalhadores devem ser tratados igualmente em todos os setores da atividade econômica. No seu entendimento, o governo federal agiria melhor se reduzisse os encargos incidentes sobre a folha de pagamento das empresas. Tal medida, explicou, atingiria a todos e não beneficiaria apenas a alguns, ignorando o drama de outros.



04/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias registra falecimento de economista paranaense

Alvaro Dias registra falecimento de economista paranaense

Alvaro Dias registra ameaças a repórter no Paraná

Alvaro Dias registra endosso do TCU a relatório da CPI dos Correios

ÁLVARO DIAS REGISTRA "PRESENÇA HISTÓRICA E CORAJOSA" DE JOÃO SAAD

ÁLVARO DIAS REGISTRA PRÊMIO RECEBIDO PELA GAZETA DO POVO