Simon homenageia cardeal dom Vicente Scherer



A eleição do cardeal dom Vicente Scherer como um dos mais destacados vultos da história do Rio Grande do Sul foi lembrada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). Votado como um dos 20 mais destacados cidadãos do estado por cerca de 1,7 milhão de pessoas, o religioso foi preferido pelo seu trabalho evangélico, afirmou o parlamentar.

Citando reportagem do jornal Zero Hora, Simon disse que quando o testamento de dom Vicente foi aberto, em 1996, os gaúchos descobriram que o cardeal -não deixara mais bens materiais do que alguns livros, uma velha máquina de escrever portátil e meia dúzia de móveis-. Contudo, acrescentou, se não deixou bens, o cardeal construiu inúmeras casas para famílias carentes de Porto Alegre ao longo do seu episcopado.

O senador salientou ainda que em 1982 dom Vicente Scherer assumiu a provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, empenhando-se em salvar o hospital da falência. Segundo Simon, graças em grande parte à gestão do religioso, a Santa Casa é hoje uma instituição de saúde modelar.

- Há cerca de um ano, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre inaugurou o primeiro centro especializado em transplantes da América Latina. Em novembro do ano passado, ela foi o primeiro hospital a receber o Prêmio Nacional de Qualidade de 2002 - disse o parlamentar.

Com base na matéria dedicada ao centenário do cardeal, publicada em 5 de fevereiro pelo jornal Zero Hora, o senador afirmou que dom Vicente conquistou a admiração dos papas. Na publicação, Pio XII qualificou-o como -sábio e douto- e lamentando a morte do cardeal, o papa João Paulo II teria dito ao bispo Antônio Cheuiche: -todos os dias rezo ao cardeal Scherer-.



09/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias saúda sagração de dom Odilo Scherer como cardeal

FRANCELINO HOMENAGEIA NOVO CARDEAL BRASILEIRO

JOSÉ JORGE HOMENAGEIA O PINTOR VICENTE DO REGO MONTEIRO

João Vicente Claudino homenageia médico Antonio Carlos Lopes

João Vicente Claudino saúda 1º Festival da Uva do Piauí e homenageia memória do ex-senador Chagas Rodrigues

Mercadante saúda nomeação de dom Odilo Scherer