ÁLVARO DIAS SUGERE QUE SENADO REFORCE INDICAÇÃO DE PEDIATRA AO NOBEL DA PAZ
O senador ressaltou que a médica faz jus à indicação oficial para concorrer ao prêmio pelos seus méritos e pelo trabalho desenvolvido em prol dos desamparados. Ele lembrou que, há 40 anos, Zilda Arns realizou a façanha de reduzir a mortalidade infantil no país, a partir do Paraná, onde teve início o trabalho da Pastoral da Criança.
- Basta que se diga que a taxa de mortalidade infantil nas comunidades atendidas pela instituição em todos os estados brasileiros representa a metade do que o governo consegue por meio de seus programas de prevenção - assinalou o senador.
O relatório divulgado pela Pastoral da Criança, com indicadores sobre as políticas da instituição, foi elogiado pelo senador. Segundo ele, o relatório indica a redução da mortalidade infantil em 21% nas áreas de abrangência da Pastoral, e aponta para a necessidade de ampliação desse percentual por meio de outro projeto social, que inclui um programa de alfabetização que beneficia 32 mil jovens e adultos, e a geração de emprego e renda, que já atinge 38 mil famílias.
- Como se vê, a filosofia da Pastoral, coordenada em nível nacional pela dra. Zilda Arns, é globalizante, por entender que a mortalidade infantil passa por questões como a alfabetização e o pleno emprego. Ela entende, e com absoluta razão, que a família, particularmente a mãe, deve ser bem informada e que o atendimento à saúde da população precisa ser humanizado - destacou Dias.
21/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon sugere indicação do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello ao Nobel da Paz
Senado aprova indicação de Vieira de Mello para Nobel da Paz
CRE sugere que Senado indique o nome de Sérgio Vieira de Mello para o Prêmio Nobel
ÁLVARO DIAS SUGERE AUTOCRÍTICA AO GOVERNO
Alvaro Dias sugere que Palocci se defenda de acusações
Alvaro Dias sugere adiamento da sabatina de Teori Zavascki