ÁLVARO DIAS TROCA IDÉIAS SOBRE REFORMA AGRÁRIA E CINEMA COM ANTHONY QUINN



O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) recebeu nesta quinta-feira (dia 8), em seu gabinete, o ator Anthony Quinn, quando, além de conversarem sobre o filme Oriundi, rodado no Paraná e exibido em pré-estréia em Brasília, trocaram idéias sobre reforma agrária e o cinema nacional. Durante a filmagem, Álvaro Dias era presidente da Telepar, empresa de telefonia do Paraná, e apoiou a produção, daí por que o ator fez questão de visitá-lo.
O ator mexicano, que já protagonizou mais de 200 filmes e foi celebrizado por sua interpretação em Zorba, o grego, relatou ao senador passagens da vida de seus pais durante a revolução mexicana, que teve na reforma agrária um de seus principais objetivos. Identificado com a luta pela reforma agrária, Quinn anunciou que seu próximo filme tratará da questão da terra e terá como personagem principal um homem que amava uma árvore. Todo o filme gira em torno dessa história de amor, disse.
Álvaro Dias lembrou que, a exemplo do ator, seus pais também são camponeses e que ele próprio viveu na zona rural. Também favorável à reforma agrária, o senador ressaltou ao ator que, ao contrário do que ocorreu no México, que fez uma revolução para democratizar o acesso à terra, ele acredita que a solução do problema da terra no Brasil virá em clima de paz e de respeito às leis. "O movimento não pode estar mesclado de agitadores, que promovem desvios do movimento e lhe dão conotação política", disse o senador.
No que se refere ao cinema nacional, Anthony Quinn disse que o Brasil apresenta excelentes condições de expansão da indústria cinematográfica, desde que perca a visão local e adote uma postura mais universalizante. Quanto ao filme Oriundi, o ator afirmou ter gostado da experiência e do estado do Paraná, manifestando vontade de voltar a filmar no Brasil.
Protagonizado por Anthony Quinn, Oriundi foi dirigido por Ricardo Bravo, com roteiro de Marcos Bernstein e música de Arrigo Barnabé. O filme narra a saga de migrantes brasileiros em terras paranaenses e, além de Quinn e Paulo Betti, tem no elenco Paulo Autran, Letícia Spiller e Gabriela Duarte, entre outros.

08/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias pede que líderes indiquem integrantes de CPI sobre reforma agrária e urbana

Alvaro Dias destaca precariedade do programa de reforma agrária

Alvaro Dias: modelo de reforma agrária do governo está falido

Álvaro Dias quer priorizar investimentos na infra-estrutura de assentamentos da reforma agrária

Alvaro Dias apresenta posição da Unicamp sobre reforma da Previdência

Alvaro Dias: PSDB negocia troca da presidência da Comissão de Infraestrutura