Alvaro Dias apresenta posição da Unicamp sobre reforma da Previdência



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou nesta quinta-feira (25) documento encaminhado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com comentários sobre as modificações propostas pelo governo no sistema de Previdência por meio da Proposta de Emenda à Constituição nº 67/2003.

A conclusão da comunidade científica da Unicamp, esboçada a partir de simpósio promovido com o tema -Impacto da reforma da Previdência na comunidade científica-, é a de que se as mudanças no sistema previdenciário forem aprovadas, não restará outra alternativa ao governo senão privatizar o ensino superior, a realização de pesquisas e o atendimento à população.

O documento da Unicamp alerta que os efeitos da reforma causarão um -susto previdenciário-, com o maior número de pedidos de aposentadorias da história. Acrescenta que as atividades mais comprometidas serão a produção do conhecimento, atendimento às demandas sociais e a formulação de políticas públicas. Além disto, conforme o documento da Unicamp, o ensino público ficará comprometido, já que as instituições públicas ficarão impossibilitadas de atrair melhores profissionais.

Além de apresentar os argumentos da Unicamp, Alvaro Dias refutou uma das justificativas utilizadas na apresentação da reforma da Previdência. Ele comparou que enquanto o governo fala em déficit, os números oficiais apontam um superávit que, em 2002, chegou a R$ 48,790 bilhões. O senador explicou que as estatísticas que destacam o suposto déficit desconsideram os conjuntos de receitas previstas na Constituição para financiar a seguridade social.

O senador também comentou a sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) que aprovou o texto do relator, senador Tião Viana (PT-SP), sobre a reforma da Previdência, que foi a mais longa da história, com 16 horas de duração.



25/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


GUILHERME PALMEIRA JUSTIFICA POSIÇÃO SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Alvaro Dias: reforma da Previdência contraria interesses do país

Alvaro Dias: reforma da Previdência terá constitucionalidade questionada

Alvaro Dias defende voto contrário à reforma da previdência

Senadores devem manifestar "inconformismo" com a reforma da Previdência, sugere Alvaro Dias

Dornelles apresenta posição partidária sobre a reforma política