Alvaro Dias: valores democráticos devem prevalecer sobre os econômicos na decisão sobre a Venezuela
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que os valores democráticos devem prevalecer sobre os argumentos econômicos na decisão sobre a adesão da Venezuela ao Mercosul. Em sua opinião, a opção pela adesão da Venezuela "é uma forma de compactuar com o regime autoritário lá existente, com um processo eleitoral viciado, que condena a mídia e viola o processo legal, conforme consta de relatório da Organização dos Estados Americanos [OEA]".
A entrada da Venezuela no Mercosul representaria, na sua avaliação, "dar um palco ao boquirroto Hugo Chávez", que tem domínio sobre a assembleia eleitoral, altera critérios para nomeação de juízes e cerceia a liberdade de imprensa.
Alvaro Dias criticou a ausência de liberdade de expressão e de culto, com a perseguição de Chávez à comunidade judaica de Caracas e as intimidações a entidades defensoras de direitos humanos. Apontou também "as relações escusas" de Chávez com a Colômbia e o seu apoio às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs) que, segundo ele, financiam candidatos a eleições em outros países, inclusive no Brasil, conforme reportagem da revista Veja.
Embora se diga que o governo Chávez passará enquanto a Venezuela permanece, o senador disse que, no estado em que as coisas se encontram "Chávez fica, e a Venezuela passa".
09/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Decisão do Senado deve prevalecer na polêmica sobre o voto secreto
Alvaro Dias cobra explicação sobre presença de embaixador da Venezuela em ato contra o STF
Alvaro Dias elogia decisão do TSE sobre Ficha Limpa
Álvaro Dias: decisão de FHC sobre ligas profissionais foi precipitada
Alvaro Dias e Serys comemoram decisão do STF sobre Lei da Ficha Limpa
Alvaro Dias lamenta decisão judicial sobre acusações de empresários a senadores