Alvaro Dias vê cenário sombrio para o Brasil no governo Lula



As altas taxas de juros e de desemprego, entre outros indicadores de que o país vive um período de recessão, levaram o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) a antever em Plenário, nesta sexta-feira (26), um cenário sombrio para o país no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para ele, não há planejamento ou propostas no governo, que, a seu ver, está imobilizado.

- O momento recessivo, a redução do consumo, as taxas recordes de desemprego e o crescimento das tensões sociais, no campo e nas cidades, nos permitem esboçar um cenário sombrio. Estamos assistindo ao agravamento da crise social brasileira - afirmou o senador.

Ele recordou que o governo foi eleito com promessas que -calaram fundo na alma dos trabalhadores-, dizendo, por exemplo, que criaria 10 milhões de empregos. Porém, essas promessas não são cumpridas e, em vez de emprego, disse, o governo de Lula gerou desemprego, que atingiram os maiores índices da história.

- O governo Lula já conquistou o título de campeão do desemprego. Ele foi eleito num estuário de promessas introjetadas no inconsciente coletivo da população, que assiste perplexa à aprovação de uma reforma previdenciária que atenta contra todos os postulados defendidos pelo PT em décadas de luta e pregação oposicionista - disse.

Até o programa Fome Zero, comentou Álvaro, -patina na inépcia dos órgãos encarregados de operacionalizá-lo-. No seu entendimento, o único setor do governo que funciona é o da publicidade governamental, que teria como -ministro- o publicitário Duda Mendonça.

- Qual a política industrial, quais as políticas públicas do governo? Não podemos aceitar o cenário atual. É chegada a hora de romper com o imobilismo e resgatar a esperança de um novo Brasil, esperança que foi disseminada no salvacionismo dos discursos inflamados da campanha - declarou o senador, que condenou o que considerou postura arrogante de Lula.

Em aparte, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) classificou Alvaro como -um dos mais bravos líderes oposicionistas do Senado, que traz à baila o caráter autoritário do governo-. Já o senador Mão Santa (PMDB-PI) criticou a viagem do presidente a Cuba.



26/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias comenta estudo que mostra fraco desempenho do governo Lula na evolução da renda do Brasil

Alvaro Dias acusa Lula de usar pronunciamento de governo para fazer campanha eleitoral

Alvaro Dias diz que governo Lula é convivente com corrupção

Alvaro Dias critica primeiro mês do governo Lula

Alvaro Dias critica 'triunfalismo' do governo Lula

Alvaro Dias diz que orçamentos do governo Lula são irreais