Alvaro teme agravamento de protestos dos produtores no Paraná



A situação tensa em função do agravamento dos protestos dos produtores rurais do Paraná está preocupando o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que subiu à tribuna nesta terça-feira (16) para alertar o governo federal no sentido de que abra negociações imediatas com os agricultores de todo o Brasil para discutir suas reivindicações. Elas são, principalmente, a rolagem de dívidas com os bancos de fomento, o cumprimento da promessa do governo do pagamento de preços mínimos por safra aos produtores e a revisão da política cambial para ajudar a exportação.

A crise enfrentada pela agropecuária brasileira é objeto de marcha dos produtores rurais a Brasília. Na manhã desta terça, a categoria esteve reunida emsimpósio no Auditório Petrônio Portela, no Senado, para debater o assunto.

O senador pelo Paraná teme que o governo nada possa apresentar de concreto para minimizar a crise. Alvaro Dias sugeriu ao governo que seja discutida alternativa proposta pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) de criação de um câmbio específico baseado no superávit da balança comercial para as operações de vendas ao exterior.

Em relação ao Paraná, Alvaro Dias contou que existem no estado cerca de 80 pontos de concentração de mobilizados, apoiados por 240 sindicatos do setor rural. Ele destacou que, no município de Guarapuava, 10 mil pessoas participam de protesto e, em Ponta Grossa, cerca de 5 mil, contando com o apoio da comunidade local.

Em aparte, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) acusou o governo de não levar a sério a política agrícola do país e ainda governar sob uma desordem urbana a qual se sente impotente para reverter.

- A isso se chama desgoverno - finalizou Alvaro Dias.



16/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


FLAVIANO MELO TEME AGRAVAMENTO DA SITUAÇÃO DE BRASILEIROS NA BOLÍVIA

Produtores culpam governo pelo agravamento de conflitos com indígenas

Alvaro Dias alerta para agravamento da situação do atendimento à saúde no mundo

Alvaro Dias registra protestos dos desempregados no Acre no Dia do Trabalho

Para Alvaro Dias, agravamento da pena para crimes cometidos contra e por agentes públicos irá reduzir a criminalidade

Alvaro Dias teme uso de CPI para desmoralizar Congresso