Ambientalista defende o debate de um pacto nacional para socorrer o Nordeste



O verdadeiro projeto do governo para a transposição do Rio São Francisco não é conhecido pela sociedade, afirmou, nesta quinta-feira (14), o ambientalista e coordenador do portal EcoDebate, José Henrique Cortez. Ele disse que existe muita fantasia em torno do tema e pediu a contribuição do Senado para realizar um pacto nacional destinado a discutir o desenvolvimento sustentável do Nordeste. Em sua opinião, projetos que visem à solução do problema da seca naquela região devem ser discutidos em nível nacional e não adotados por "imposição imperial".

Henrique Cortez, que participou de audiência pública promovida por quatro comissões permanentes, no Plenário do Senado, com o objetivo de discutir o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, explicou que, pelo projeto do governo, em relação ao eixo norte do rio, a água será levada a reservatórios já existentes.

Em sua opinião, isso não vai alterar o modelo, que classifica de "injusto", de distribuição de água. Para que a população receba a água desses reservatórios, observou, os governos locais teriam que investir em sistemas de distribuição, o que, segundo ele, é muito difícil de ser realizado porque os estados não têm recursos.

Já em relação ao eixo leste do rio, o ambientalista ressaltou que o problema de seca que enfrenta a região é sério e poderá ser minimizado com a construção de adutoras e tubulações para distribuir água. Disse ainda que é necessário um projeto que compreenda de forma sistêmica o problema da falta de água, o que não será solucionado pela transposição do Rio São Francisco.



14/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi defende mais verbas para socorrer vítimas das enchentes no Nordeste

Valdir Raupp apresenta proposta de "pacto ambientalista" para Rondônia

Garibaldi diz que MP para socorrer atingidos pelas enchentes no Nordeste será "abençoada"

Nordeste inicia debate para Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Lídice da Mata apela ao governo por auxílio para socorrer vítimas da estiagem no Nordeste

Encerrado debate sobre pacto nacional da indústria química