Lídice da Mata apela ao governo por auxílio para socorrer vítimas da estiagem no Nordeste
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apelou, em discurso nesta quinta-feira (15), por providências do governo federal para auxiliar os estados do Nordeste, em especial a Bahia, a enfrentar a forte estiagem. Segundo disse, há locais em que a falta de chuvas completará um ano no fim de março.
Na opinião da parlamentar, entre outras medidas de socorro, é necessário pensar no pequeno produtor, até perdoando as dívidas dos que já perderam toda a colheita deste ano e que, se não começar a chover, não começarão nem a plantar.
- O governo federal precisa pensar em elaborar uma medida provisória que possa atender e socorrer com maior força, com recursos a fundo perdido, o produtor do Nordeste e da Bahia que se encontra em situação de desespero, com a vida ameaçada pelo desabastecimento em nosso estado – disse.
Lídice da Mata relatou as audiências das quais participou na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e nos ministérios da Integração Regional e Desenvolvimento Agrário na tentativa de obter auxílio, e disse que o Ministério da Integração liberou R$ 10 milhões para a Bahia por meio da Defesa Civil. Segundo disse, o ministro já definiu medidas para dar atendimento direto a municípios com cadastro para obter o cartão da Defesa Civil, por esse meio receberem os recursos e, assim efetivarem o socorro à população.
- Mas é preciso pensar em medidas maiores – afirmou.
15/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi defende mais verbas para socorrer vítimas das enchentes no Nordeste
Raupp apela à defesa civil por auxílio para vítimas de enchente em Rondônia
Banco do Nordeste libera R$ 1 bi para produtores vítimas da estiagem
Lídice da Mata anuncia convênios para amenizar seca no Nordeste
Lídice da Mata defende políticas públicas diferenciadas para o Nordeste
Lídice da Mata apoia medidas de ajuda às vítimas da seca