AMIM QUER ADUANEIRA PARA SC, EM JOAÇABA



O senador Esperidião Amin (PPB-SC) pediu ao Secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, a implantação de uma estação aduaneira no município de Joaçaba, em Santa Catarina, iniciativa que ele considera oportuna, devido à grande produção alcançada pela região, em virtude da dinamização da economia brasileira.

Segundo o senador, o complexo agroindustrial e o setor de comérciode Joaçaba têm o suporte de uma Delegacia da Receita Federal, do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem e de uma Vara da Justiça Federal. Além disso, o município é sede da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense, que pode expedir certificados de procedência para os produtos destinados à exportação, informou.

O senador destacou a localização geográfica de Joaçaba, que é ponto de ligação entre o leste e o extremo oeste catarinense. O município é servido pela BR-282, que liga a região oeste ao litoral e se beneficia da proximidade da BR-116, que corta o Estado no sentido norte-sul. O município dispõe de um aeroporto com linhas diárias para Concórdia, Chapecó, Florianópolis e São Paulo.

Para Amin, a região Sul, em função da proximidade com os países vizinhos que integram o Mercosul, passa por intensas transformações. As exportações aumentaram 47% no período de 1991 a 1995, e as importações, no mesmo período, registraram um acréscimo de 194%. Segundo o senador, a instalação da alfândega propiciaria a desburocratização do comércio e a agilização dos procedimentos,maximizando os beneficíos já existentes.



05/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


AMIM PEDE SOLUÇÃO URGENTE PARA MUNICÍPIOS EM DIFICULDADES

ESPERIDIÃO AMIM LIDERA EM SC

Para senadores, Mercosul deve ser mais que união aduaneira

Espiridião Amim visita Ramez Tebet

Projeto discutido na CI atualiza legislação aduaneira

CI discute projeto que modifica legislação aduaneira