AMIM PEDE SOLUÇÃO URGENTE PARA MUNICÍPIOS EM DIFICULDADES



O senador Esperidião Amin (PPB-SC) pediu uma solução urgente para os problemas financeiros que enfrentam os municípios brasileiros e sugeriu que a questão seja inserida no contexto da reforma fiscal e tributária, "O interesse dos prefeitos é reverter o quadro de falência que encontraram ao tomar posse", afirmou o senador, ao ressaltar "que os municípiosprecisam de mais atenção do governo para adaptarem-se melhor ao plano de estabilização da economia nacional".

Esperidião Amin manifestou solidariedade aos prefeitos ligados à Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina que, em assembléia, protestaram contra a queda registrada nas transferências do Fundo de Participação dos Municípios e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

De acordo com o senador, apesar das dificuldades que atravessam, as prefeituras, que ficam com apenas 16,3% da arrecadação do setor público,respondem por 52,5% do investimento público no país. Enquanto isso, a União, que retém 52,5% da receita pública, contribui apenas com 20% dos investimentos e os estados, donos de 31,2% da receita, participam com 32,3% dos investimentos.

- Mesmo sem acesso a crédito, alguns municípios geram investimentos importantes e até melhoram os serviços. A municipalização não avança mais em qualidade porque os governos federal e estadual se negam a transferir recursos e parcelas de poder político-administrativo às prefeituras - acentuou.

23/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


HARTUNG PEDE SOLUÇÃO URGENTE PARA SANEAMENTO

Aécio Neves pede solução urgente para dívidas dos estados

SATURNINO PEDE SOLUÇÃO PARA DIFICULDADES DA RÁDIO MEC DO RIO

Garibaldi pede solução urgente para dívida dos pequenos e médios agricultores do Nordeste

Capiberibe relata visita a comunidade Guarani-Kaiowá e pede solução urgente para conflitos

Marisa Serrano pede solução para ex-alunos em dificuldades para pagar crédito educativo