Projeto discutido na CI atualiza legislação aduaneira



A audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (10) na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) tem por objetivo instruir a apreciação do projeto de lei do Senado 327/06, que modifica a legislação aduaneira. A audiência foi marcada a requerimento do senador João Tenório (PSDB-AL), relator da matéria.

O projeto muda o regime jurídico dos chamados portos secos, zonas aduaneiras secundárias instaladas próximas às regiões produtoras para facilitar os processos logísticos da exportação. Atualmente, as operações de movimentação e armazenagem de mercadorias sob controle aduaneiro, assim como a prestação de serviços conexos nesses locais, sujeitam-se ao regime de concessão ou de permissão.

A principal modificação sugerida é a proposta da exploração de tais serviços pelos chamados Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (CLIAs), sujeitos não a regime de concessão ou permissão, mas a licença outorgada mediante o preenchimento de requisitos técnicos e operacionais definidos na lei. O objetivo, ao liberar as empresas do processo licitatório, é conferir mais competitividade ao setor exportador e torná-lo mais dinâmico.

A matéria também determina em que locais e por quais pessoas jurídicas poderão ser executadas as atividades aduaneiras, bem como as obrigações dos responsáveis por locais e recintos alfandegados perante a fiscalização e perante o depositário das mercadorias. Estabelece ainda as devidas sanções para quem descumprir a legislação. Caberá à Secretaria da Receita Federal, de acordo com a proposição, definir os requisitos técnicos e operacionais para o alfandegamento, observados princípios básicos de segurança e operacionalidade.

A proposição foi elaborada pelo então senador João Alberto Souza, que, relator revisor de um projeto de lei conversão (PLV 25/06, proveniente da MP 320/06) que tratava do mesmo assunto, avaliou que a medida provisória não cumpria com o pressuposto constitucional da urgência. Dessa forma, optou por encaminhar as modificações em forma de projeto de lei.

Além da CI, o projeto será apreciado pelas Comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE).



10/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CI discute projeto que modifica legislação aduaneira

CI discute projeto de lei que modifica a legislação aduaneira

Projeto de Inácio Arruda atualiza a legislação da profissão de economista

Projeto do Ministério do Trabalho atualiza valores de multas da legislação trabalhista

Especialistas divergem sobre modificações na legislação aduaneira

Especialistas divergem sobre modificações na legislação aduaneira