AMIN APONTA MÁ GESTÃO DO GOVERNO DE SANTA CATARINA



O senador Esperidião Amin (PPB-SC) acusou o governador de Santa Catarina, Paulo Afonso Evangelista Vieira (PMDB), de praticar irregularidades administrativas, o que estaria provocando falta de recursos públicos nos hospitais, escolas, estradas, segurança pública, habitação e em toda a área social do estado.

- Os recursos sociais foram desviados para pagar gordas comissões a grupos de estelionatários e as despesas públicas legítimas e inadiáveis, como salários de funcionários da área social, encontram-se atrasadas em Santa Catarina, num verdadeiro desrespeito à pessoa humana - afirmou.

Para o senador, a CPI dos Títulos Públicos demonstrou claramente que o governo de Santa Catarina desviou recursos públicos, cometeu "graves irregularidades na gestão financeira e sonegou informações ao Senado Federal". Em decorrência dessas irregularidades, acrescentou, o dinheiro do estado foi "desviado para pagar comissões milionárias a uma quadrilha que saqueou os cofres do governo, com a aquiescência, a conivência e a participação do governador do estado".

Amin cita o caso do Centro Social Urbano Carlos Torinelli, no município de Rio do Sul, que atrasou o pagamento dos salários dos funcionários. "Trata-se de uma situação realmente dramática, muito séria, grave e que representa uma das pontas do imenso iceberg de injustiças, ilegalidades e irregularidades administrativas cometidas pelo governador do estado", disse.

A maioria dos funcionários da entidade recebe baixos salários, segundo o senador. Ele afirma que a situação é mais grave porque esses funcionários não têm reservas financeiras nem poupanças para financiar suas despesas, e passam por "humilhações e vexames, tendo que recorrer a empréstimos a juros escorchantes junto a agiotas para saldar seus compromissos pessoais urgentes e inadiáveis".

A informação sobre a situação do Centro Social Urbano Carlos Torinelli foi enviada ao senador por ofício do gerente da entidade, Amauri Navarro Lins. O senador disse que os funcionários já estão até mesmo com dificuldades para comprar alimentos.



22/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ESPERIDIÃO AMIN DESPEDE-SE PARA ASSUMIR GOVERNO DE SANTA CATARINA

PDT decide apoiar Amin em Santa Catarina

AMIN REGISTRA MANIFESTO ANTIVIOLÊNCIA EM SANTA CATARINA

AMIN DESTACA ÊXITO DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EM SANTA CATARINA

AMIN COBRA SOLUÇÃO PARA BOLSÕES DE MISÉRIA EM SANTA CATARINA

AMIN PEDE MAIS SEGURANÇA EM TRECHO DE RODOVIA EM SANTA CATARINA