AMIN COBRA SOLUÇÃO PARA BOLSÕES DE MISÉRIA EM SANTA CATARINA



Uma solução rápida para os bolsões de miséria de Santa Catarina foi cobrada pelo senador Esperidião Amin (PPB-SC), ao afirmar que "a atual crise das finanças públicas, somada à grave crise financeira internacional, tem restringido a atuação do governo federal na solução de muitos problemas sociais inadiáveis".

O senador apontou como principais causas dessa situação o "abandono e a descapitalização da agricultura do estado, que não tem recebido o devido apoio das autoridades governamentais". Amin afirmou ter recebido do vereador catarinense Alcino Vieira cópia de requerimento, endereçado ao presidente Fernando Henrique Cardoso, solicitando providências para a melhoria das condições sociais da capital do estado.

- A cidade de Florianópolis já foi considerada uma jóia entre as cidades brasileiras, por desfrutar de boas condições de habitação, em termos de saúde, educação, alimentação, infra-estrutura sanitária, transporte, moradia e demais comodidades que constituem uma cidade moderna. Infelizmente, nos dias de hoje, a cidade apresenta indicadores sociais muito negativos, com bolsões de miséria piores do que os existentes em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo - disse.

Para Amin, a conseqüência direta desse quadro é o aumento da marginalização, da exclusão social e da prostituição e desnutrição infantil. De acordo com o senador, Florianópolis tem hoje um grande número de migrantes morando em locais inadequados, sem qualquer condição sanitária, além de muitas pessoas vivendo nas ruas, pedindo esmolas e consumindo drogas.

Esperidião Amin disse também que o estado ainda sofre os efeitos das enchentes dos últimos anos, havendo o risco de desabamento de grandes pedras que circundam Florianópolis. Ele acentuou que Santa Catarina não dispõe de uma estrutura física em condições de enfrentar os problemas decorrentes do fenômeno climático El Niño, "que ameaça principalmente a população mais pobre".



20/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ESPERIDIÃO AMIN DESPEDE-SE PARA ASSUMIR GOVERNO DE SANTA CATARINA

AMIN PEDE PROVIDÊNCIAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA PAGAR MÉDICOS EM SANTA CATARINA

PDT decide apoiar Amin em Santa Catarina

AMIN APONTA MÁ GESTÃO DO GOVERNO DE SANTA CATARINA

AMIN REGISTRA MANIFESTO ANTIVIOLÊNCIA EM SANTA CATARINA

AMIN DESTACA ÊXITO DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EM SANTA CATARINA