AMIN DEFENDE CONSTRUÇÃO DE USINAS A CARVÃO NO SUL DO PAÍS



O senador Esperidião Amin (PPB-SC) defendeu a construção de usinas termelétricas a carvão mineral em áreas próximas às minas, nos estados do sul do Brasil. Ele argumentou que a expansão da produção de energia a partir dessa substância "será muito importante para o urgente e necessário aumento da oferta de energia no país".

Esperidião Amin citou estudo publicado pelo Ministério de Minas e Energia, que aponta a existência de possibilidades vantajosas na construção, até o ano 2005, das usinas cuja energia seria usada para o abastecimento do sistema integrado Sul/Sudeste/Centro-Oeste.

O senador comentou que, de acordo com o estudo, as novas tecnologias asseguram baixo nível de emissões agressivas ao meio ambiente e possibilitam a queima de resíduos indesejáveis da extração do carvão. Ele afirmou, ainda, que a construção das usinas beneficiaria as regiões pobres de Santa Catarina e Rio Grande onde estão situadas as jazidas carboníferas, gerando recursos e empregos.

- A implantação de usinas térmicas a carvão no Sul do país não serviria apenas para enfrentar esses graves problemas sociais ou ambientais. Antes de mais nada, ela poderia ajudar a reduzir a extrema dependência que o Brasil tem da geração hidrelétrica, responsável, hoje por 97% do fornecimento nacional - disse.

07/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo deve manter construção de usinas nucleares no País

João Pedro defende construção de usinas nucleares

Ângela Portela defende construção de usinas hidrelétricas em Roraima

Candiota 3 quer mudar a imagem das usinas térmicas a carvão no Brasil

Casildo Maldaner defende a construção de mais refinarias de petróleo no país

Audiência mostra que construção de usinas nucleares não é consenso