Audiência mostra que construção de usinas nucleares não é consenso



A construção de usinas nucleares não é consenso entre especialistas. Foi o que revelou audiência da Comissão de Serviços de Infraestrutura, que debateu na manhã desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 405/2011, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que suspende pelo prazo de 30 anos a construção de novas usinas termonucleares em território nacional.

VEJA MAIS

O diretor-presidente da Eletrobras Termonuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, afirmou que as usinas nucleares modernas, construídas em locais apropriados e com a tecnologia adequada, são seguras e eficientes na geração de energia.

- O Brasil pode prescindir de nucleares, mas vai pagar mais. O Brasil é rico em minerais e em urânio, o qual não tem outra utilização que não a geração de eletricidade. Podemos ficar três décadas sem novas instalações, mas vamos pagar muito por isso. É uma questão de opção. Suspender por 30 anos é possível, mas vamos pagar mais e sacrificar mais o povo - argumentou Othon Silva.

Ele garantiu ainda que a usina Angra III está sendo construída com as normas mais modernas de segurança existentes.

Mas o diretor-executivo da F.G.Whitaker Assessoria Técnica de Negócios e Serviços Internacionais, Francisco Whitaker Ferreira, discordou das afirmações do presidente da Eletrobras Termonuclear. Ele lembrou que outros países, como Alemanha e Japão - traumatizado pelo acidente de Fukushima - estão abandonado esse tipo de usina.

- Apenas pouco mais de 2% de nossa matriz vêm da energia nuclear. Será que vale a pena correr riscos? O preço que vamos pagar é a energia mais cara. Mas eu não penso no preço da energia, mas no preço de vidas humanas - afirmou.

Após o debate, a CI iniciou análise de indicações de diretores para agências reguladoras.

Os trabalhos estão sendo coordenados pelo senador Fernando Collor (PTB-AL).

Mais informações a seguir



27/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CI fará audiência pública antes de decidir sobre suspensão da construção de novas usinas nucleares

João Pedro defende construção de usinas nucleares

Governo deve manter construção de usinas nucleares no País

Governos retomam construção de usinas nucleares, diz presidente da CNEN

Governo decide reavaliar projeto de construção de mais quatro usinas nucleares no Brasil

CI inicia reunião e pode votar suspensão, por 30 anos, da construção de novas usinas nucleares