João Pedro defende construção de usinas nucleares
O senador João Pedro (PT-AM) defendeu em Plenário a construção de usinas nucleares no Brasil, caminho a seu ver que contribuirá para reduzir a poluição lançada no ar pelas usinas termoelétricas, movidas a óleo diesel e a óleo combustível. Reconheceu que há muita rejeição no mundo e no Brasil à energia de origem nuclear, mas disse que tem ouvido especialistas os quais sustentam que tais usinas poluem pouco e hoje são bastante seguras.
O parlamentar argumentou que o Brasil tem que aproveitar suas grandes reservas de urânio e que, por isso, o governo já programou a construção, até 2030, de seis usinas nucleares no Nordeste, no litoral entre Pernambuco e o Sul da Bahia. Além disso, será construída a usina de Angra 3, no estado do Rio de Janeiro. Mesmo com essas usinas, a energia de origem nuclear passará a representar "apenas 4%" da matriz energética brasileira, informou.
Ao lado das usinas nucleares, João Pedro defende o desenvolvimento deprojetos de geração de energia a partir dos ventos, da luz solar e da biomassa. Ele informou que na cidade de Itacoatiara, no Amazonas, uma empresa passou a produzir energia a partir da biomassa de florestas exploradas de forma sustentada.
- Temos de aproveitar ao máximo as possibilidades de geração de energia limpa, mas também não podemos esquecer de levar eletricidade às populações mais isoladas - disse o senador.
21/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro relata visita de parlamentares às usinas nucleares Angra 1 e Angra 2
Audiência mostra que construção de usinas nucleares não é consenso
Governo deve manter construção de usinas nucleares no País
Governos retomam construção de usinas nucleares, diz presidente da CNEN
Governo decide reavaliar projeto de construção de mais quatro usinas nucleares no Brasil
CI inicia reunião e pode votar suspensão, por 30 anos, da construção de novas usinas nucleares