Governo deve manter construção de usinas nucleares no País



O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse na segunda-feira (14) que o governo vai manter os projetos de construção de usinas nucleares no País, mesmo com o acidente com a usina em Fukushima, no Japão. “Não temos nenhuma necessidade de revisão em nada, a não ser aprender com o que aconteceu lá, alguns procedimentos que podem ser recolhidos e aplicados no futuro”. 

Lobão lembrou que as usinas de Angra dos Reis têm uma proteção que prevê o comportamento das marés ao longo de mil anos. Além da conclusão da Usina Nuclear Angra 3, que deve estar pronta em 2015, o governo pretende definir ainda este ano as diretrizes para a construção de pelo menos mais quatro novas usinas: duas no Nordeste e duas no Sudeste.

 

Vale

Lobão disse ainda que a Vale do Rio Doce está disposta a pagar a dívida dos royalties pela exploração de minério de ferro, calculada em R$ 5 bilhões pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A posição oficial da Vale é que os valores cobrados são excessivos e devem ser submetidos a perícias judiciais.

Na segunda-feira o ministro de Minas e Energia se reuniu com o presidente da Vale, Roger Agnelli, e com o diretor do DNPM, Miguel Nery, para discutir o assunto. Segundo o ministro, na próxima semana, diretores jurídicos e financeiros das duas partes vão se reunir para procurar um consenso.

“A Vale admite que pode existir alguma dívida, e, se houver, paga prontamente. Não se chegou a um consenso em relação a um valor, o que se chegou a um consenso é que, devendo, a Vale pagará. Não se trata de reduzir dívida, fazer concessões, se trata de conferir números. Temos que ver quais os números estão corretos”, disse o ministro.

 

Fonte:
Agência Brasil



15/03/2011 12:10


Artigos Relacionados


Governo decide reavaliar projeto de construção de mais quatro usinas nucleares no Brasil

Audiência mostra que construção de usinas nucleares não é consenso

João Pedro defende construção de usinas nucleares

Governos retomam construção de usinas nucleares, diz presidente da CNEN

CI inicia reunião e pode votar suspensão, por 30 anos, da construção de novas usinas nucleares

CI fará audiência pública antes de decidir sobre suspensão da construção de novas usinas nucleares