AMIN: O CONGRESSO NÃO TEM SIDO OMISSO NA SOLUÇÃO DA GREVE



"A busca do diálogo pressupõe a sensatez e o desprendimento. E este esforço o Senado tem feito", afirmou hoje (dia 20) o senador Esperidião Amin (PPB-SC), conclamando ao bom senso, minutos depois de o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) entrar no plenário com um manifestante ferido em tumulto ocorrido em frente ao Congresso Nacional.

- A gravidade das circunstâncias me obriga a fazer um apelo ao bom senso. Não será a emoção que vai imprimir o rumo que essa Casa deve tomar, não só para o momento, mas para as suas conseqüências - disse o senador.

Amin afirmou que o próprio Eduardo Suplicy, na semana passada, nesta terça-feira e hoje (quarta-feira) de manhã, participou de iniciativas destinadas a assegurar o diálogo entre os representantes das entidades que coordenam a greve e o governo. Ele disse que deputados e senadores de todos os partidos têm-se mobilizado para evitar que o movimento converta-se em confrontação física.

O senador catarinense também afirmou que o confronto é a forma de diálogo mais elementar e com menor possibilidade de êxito. Ele insistiu em afirmar que o Legislativo tem procurado mediar o entendimento entre governo e professores, e sublinhou: "É preciso que a sociedade saiba que nós não temos sido omissos numa questão tão grave e tão importante", observou.

Conforme Amin, num momento como esse, "cada um tem que dar a contribuição da sensatez e da moderação e não do seu inverso". Ele explicou que, na reunião realizada com os representantes dos grevistas, hoje (quarta, 20) de manhã, no Espaço Cultural da Câmara, as entidades que os representam ficaram com uma pauta mínima de exigências para o que o senador chamou de "armistício". Amin acha que é possível suspender as hostilidades, mas insistiu na necessidade de que todos ajam com bom senso.



20/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior defende reforma política e diz que Legislativo tem sido omisso neste tema

Tião Viana diz que Congresso é omisso em relação à clonagem humana

AMIN COBRA SOLUÇÃO PARA BOLSÕES DE MISÉRIA EM SANTA CATARINA

REITORES VÃO A ACM EM BUSCA DE SOLUÇÃO PARA GREVE

JEFFERSON COBRA SOLUÇÃO PARA GREVE DAS UNIVERSIDADES

JOSAPHAT COBRA SOLUÇÃO PARA GREVE DOS PROFESSORES