Amir Lando será o ministro da Previdência
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o senador Amir Lando (PMDB-RO) foi escolhido para comandar o Ministério da Previdência e Assistência Social. Reunido no início da tarde desta sexta-feira (23), o PMDB decidiu deixar para o presidente a escolha do integrante da bancada que assumiria o cargo. Encerrada a reunião às 16h, o líder do partido no Senado, Renan Calheiros (AL), e o presidente do partido, deputado Michel Temer (SP), foram ao Palácio do Planalto para comunicar a decisão ao presidente da República. Uma hora e meia depois, Lula fez o anúncio. Lando deixa a liderança do governo no Congresso Nacional.
- Foi para demonstrar coesão interna, o grande momento de unidade que vive o partido e, sobretudo, a confiança que temos no presidente da República, que a bancada do PMDB decidiu, por unanimidade, que o presidente Lula pode escolher, dentre todos os membros da bancada, aquele que tem a sua confiança, e que portanto tem a nossa confiança para ocupar o Ministério da Previdência - afirmou Renan ao final da reunião.
Apesar dessa unanimidade, três senadores pediram para não ter seus nomes na lista - o presidente do Senado, José Sarney, e os senadores Garibaldi Alves Filho (RN) e Renan Calheiros.
Ao dar o resumo da reunião, Renan Calheiros disse que o PMDB está decidindo assim para demonstrar a confiança que tem no governo e para realçar que vive um momento de coesão fundamental para o fortalecimento do partido.
- Seria muito ruim se o PMDB entrasse no governo numa reforma que objetivasse apenas abrigá-lo. Estamos assim felizes, vivendo o melhor momento da relação do PMDB com o governo e confiantes de que vamos cumprir nosso papel perante o país.
O líder peemedebista afirmou ainda que esse casamento do PMDB com o governo é uma união que se pretende definitiva.
- O nome desse ministro vai sair ainda hoje. Vou agora com Michel Temer ao Palácio do Planalto exatamente para levar a decisão da bancada, que é uma decisão democrática, transparente e principalmente abrangente - afirmou Renan. O deputado Eunício Oliveira (CE), atual líder do PMDB na Câmara, confirmou que será o ministro das Comunicações.
23/01/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Raupp comemora escolha de Amir Lando para Previdência
Cristovam volta ao Senado e Amir Lando vai para a Previdência
AMIR LANDO: COMBATE À SONEGAÇÃO PODE SUBSTITUIR PREVIDÊNCIA DE INATIVOS
Comissão de Orçamento quer ouvir Amir Lando sobre despesas da Previdência
AMIR LANDO SERÁ ELEITO RELATOR DO ORÇAMENTO DIA 12
Amir Lando diz que será o último a assinar requerimento da CPI da corrupção