Amir Lando defende reestruturação da saúde em Rondônia



Em pronunciamento em Plenário, nesta terça-feira (6), o senador Amir Lando (PMDB-RO) fez um apelo para a reestruturação da política de saúde em Rondônia. Ao reclamar da pequena participação do governo estadual nas despesas de saúde, Amir Lando apontou vários problemas do setor em seu estado, como a falta de leitos nos hospitais, condições precárias de transportes de doentes e mau gerenciamento dos estoques de medicamentos da rede pública de saúde.

O senador chamou a atenção para a necessidade de serem priorizadas as ações de medicina preventiva que evitem as despesas elevadas com a internação de pacientes. Com a adoção dessas medidas, argumentou, o estado poderia economizar até 20% dos atuais gastos na área de saúde.

- Isso [a medicina preventiva] não é caro. Cara é a internação; os custos maiores vêm dos tratamentos mais complexos - disse.

Reclamando da ausência de centros especializados em seu estado nas áreas de cardiologia, traumatologia e oncologia, Amir Lando propôs o estabelecimento de parcerias com o Instituto do Coração de São Paulo e com a Rede Sarah, as quais possibilitem melhores condições de tratamento aos rondonienses.

06/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Amir Lando homenageia Dia da Saúde mas lamenta situação de Rondônia

Amir Lando defende incentivos para cafeicultura de Rondônia

Amir Lando conclama governo a melhorar saúde pública em Rondônia

Amir Lando homenageia Universidade Federal de Rondônia

Amir Lando pede recuperação das rodovias de Rondônia

Amir Lando se solidariza com agricultores sem terra de Rondônia