Amir Lando se solidariza com agricultores sem terra de Rondônia



O senador Amir Lando (PMDB-RO) expressou sua solidariedade a mais de 600 famílias de agricultores sem terra que invadiram uma área de reserva no município de Buritis, em Rondônia.

- Desta tribuna, estamos participando da sua dor e angústia e defendendo o direito dos agricultores de Rio Pardo a ter acesso à terra para plantar, lançar moradia, buscar a paz e a promoção econômica e social - disse o senador.

Depois de sucessivos apelos dos produtores rurais e conflitos na região, Lando informou que representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já estão estudando uma forma de fixá-los definitivamente na área. O senador lamentou, no entanto, que essa decisão só tenha ocorrido após confrontos, que resultaram em dez mortes.

- A administração da questão agrária tem de ser conduzida de forma a se antecipar a conflitos e mortes - disse Lando, perguntando até quando vão ocorrer acampamentos de sem-terra quando há tanta oferta de terra fértil no país.

O senador indagou se a "inércia dos órgãos governamentais" na resolução dos problemas agrários não teria o objetivo de "gerar conflitos e alimentar teses de caráter político".



14/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Amir Lando quer mudar legislação para uso da terra em Rondônia

Amir Lando: agricultores e caminhoneiros de Rondônia pedem socorro

Amir Lando: Incra iludiu agricultores

Amir Lando pede punição de culpados por assassinatos de trabalhadores sem-terra

Amir Lando homenageia Universidade Federal de Rondônia

Amir Lando pede recuperação das rodovias de Rondônia