Amir Lando ressalta importância do Projeto Rio Madeira para geração de energia e transporte hidroviário
O senador Amir Lando (PMDB-RO) ressaltou nesta quinta-feira (13) em Plenário a importância da conclusão do Projeto Rio Madeira para a interiorização do desenvolvimento na Amazônia e na América do Sul, por meio da transposição de obstáculos naturais à navegação do Rio Madeira e seus afluentes. A Usina de Santo Antônio, primeira fase de um projeto que inclui mais outras duas usinas (Jirau e a binacional Brasil-Bolívia) poderá gerar até 3,58 mil megawatts e otimizar o transporte hidroviário e a geração de energia, salientou o senador.
A integração da infra-estrutura energética e de transporte entre Brasil e Bolívia que será possibilitada pelo projeto, afirmou Amir Lando, proporcionará um acréscimo de 4,42 mil quilômetros de rios navegáveis a partir de Porto Velho (RO). Na conclusão do complexo Brasil-Bolívia, haverá a geração de um total de até 10,48 mil megawatts.
- Isso significa a consolidação de um pólo de desenvolvimento da região dos rios Madeira, Guaporé e Mamoré, estendendo-se até Mato Grosso e unificando-se ao sistema nacional de energia elétrica oriunda de recurso hídricos. O projeto configura um salto econômico-social sem precedentes para Rondônia, que poderá erguer um pólo agroindustrial à altura do seu potencial - avaliou o senador.
Amir Lando defendeu a continuidade do Projeto Rio Madeira sem os entraves de natureza ambiental impostos pelo Ministério do Meio Ambiente. Ele ressaltou que o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, tem envidado esforços consideráveis para que seja finalizado o estudo de impacto ambiental.13/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Amir Lando denunciará ao Ibama coleta ilegal de madeira em Rondônia
Amir Lando destaca importância do orçamento para o país
AMIR LANDO REAFIRMA IMPORTÂNCIA DE RASTREAMENTO NAS CONTAS DA INCAL
Valdir Raupp ressalta importância de hidrelétrica no Rio Madeira
(Flash 13h15) - Covas ressalta importância do transporte ferroviário para São Paulo
Eliseu Resende diz que projeto sobre eclusas mudará transporte hidroviário nacional