Eliseu Resende diz que projeto sobre eclusas mudará transporte hidroviário nacional



Durante a discussão de seu projeto, aprovado sob a forma de substitutivo do senador Delcídio Amaral (PT-MS), pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), o senador Eliseu Resende (PMDB-MG) avaliou como extremamente positiva a aprovação da matéria, que, em sua opinião, desenvolverá a estrutura hidroviária do país.

Ele explicou que a construção de novas eclusas é fundamental para que o Brasil possa efetivar sua malha hidroviária federal, o que, em última instância, significará redução de gastos com combustível e com manutenção de rodovias, hoje arcados pela sociedade.

Eliseu Resende discordou do senador Lobão Filho (PMDB-MA) de que seu projeto não atentaria para a questão da produção de energia hidrelétrica.

- Entendemos que o setor de navegação não pode atrapalhar o setor de produção de energia hidrelétrica e vice-versa, mas temos que encontrar uma solução para utilizar o grande potencial hidroviário que tem nosso país. Quantas barragens para usinas hidrelétricas foram construídas sem a respectiva construção de eclusas? Hoje há um problema grande no país, exemplificado por Itaipu, que quando foi construída não se deu nenhuma importância à questão da navegação dos rios ali utilizados. Isso é motivo de problemas e de grandes despesas - disse Eliseu Resende.

Mais informações a seguir



16/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eliseu Resende quer caracterizar a operação de eclusas como serviço público

Quintanilha pede construção de eclusas para possibilitar o transporte hidroviário

Eliseu Resende acredita que novo Plano Nacional de Viação será lei em 45 dias

Eliseu Resende propõe criação de Rede de Integração Nacional para rodovias estratégicas

Amir Lando ressalta importância do Projeto Rio Madeira para geração de energia e transporte hidroviário

Eliseu Resende abre reunião da CI