AMORIM PROTESTA CONTRA CRÍTICAS DE FHC AO CONGRESSO



O senador Ernandes Amorim (PPB-RO) condenou, nessa terça-feira (dia 14), as críticas do presidente Fernando Henrique Cardoso ao Congresso, dizendo que "diante da queda contínua de sua popularidade nas pesquisas, ele se sentiu desconfortável e tentou enlamear os parlamentares, responsabilizando o Congresso pelas mazelas em que está imerso o país".
Amorim afirmou que o Brasil está perdido e desorganizado, lembrando que o presidente anuncia planos e programas que não são levados adiante. "Para gerir o Brasil, ele nomeia banqueiros ou amigo de banqueiros. Não é assim que ele vai dar jeito no país, nem tampouco com ilusões como o Plano Plurianual, feito para enganar a população. Ao despejar sua raiva sobre o Congresso, ele mostra sua fraqueza", disse o senador.
Para Amorim, o Senado tem até ajudado o governo. "A Casa votou tudo o que o presidente quis. Votou um projeto Sivam para gerar 20 mil empregos nos Estados Unidos. Aprovou a reeleição com rapidez, mesmo precisando votar, irregularmente, rolagens de dívidas e financiamentos para estados inadimplentes, como Mato Grosso e São Paulo. Tudo para garantir a vitória de FHC".
O senador por Rondônia disse que o presidente não pode se queixar do Congresso como um todo. "Se não está satisfeito, deve cobrar de sua base de sustentação parlamentar. Mas há senadores que ainda não foram "alugados" pelo governo à custa de benesses e privilégios. Hoje o presidente condena o Congresso, amanhã responsabilizará a Xuxa e depois os agricultores. Mas se esquece de ouvir as ruas", ressaltou Ernandes Amorim.
Em aparte, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) considerou o pronunciamento de Amorim "interessante, oportuno e brilhante". Segundo Maguito, o Brasil não está precisando tanto de ajuda. "Está precisando é que parem de atrapalhar setores importantes da economia como os agricultores". Ele lembrou o anúncio, pelo Banco do Brasil, da suspensão dos financiamentos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste e o abandono das rodovias, observando que a situação vai piorar com a chegada das chuvas.

14/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


AMORIM PROTESTA CONTRA DISCRIMINAÇÃO DA REGIÃO NORTE

AMORIM PROTESTA CONTRA MEDIDAS PROTECIONISTAS DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS

Mozarildo protesta contra críticas da imprensa à redivisão territorial do Brasil

Pedro Simon protesta contra críticas ao procurador Cláudio Fonteles

Neuto de Conto protesta contra críticas externas à produção de alimentos no país

Itamar Franco protesta contra críticas de jornal paraguaio e pede resposta do Senado