Pedro Simon protesta contra críticas ao procurador Cláudio Fonteles



Em nome da liderança do PMDB no Senado, Pedro Simon protestou contra o conteúdo de nota do colunista Ancelmo Gois, publicada na edição desta quarta-feira (21) do jornal O Globo, que relata críticas feitas pelo ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República, José Dirceu, à atuação do Ministério Público da União (MPU). Durante encontro de Dirceu com lideranças no Congresso, o líder do PL na Câmara, deputado Valdemar Costa Neto, teria se referido ao procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, como "múmia", contando com o assentimento do chefe da Casa Civil.

- Não considero Cláudio Fonteles uma múmia. Trata-se de uma das pessoas mais dignas, sérias e responsáveis que conheço - defendeu. O repúdio de Simon à declaração foi endossado pelos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), que relembrou a demonstração de "conhecimento e retidão de caráter" de Fonteles durante sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e Demostenes Torres (PFL-SP), que considera o procurador-geral da República um homem "honrado e digno", além de bom cumpridor de sua missão à frente do Ministério Público da União.

Pedro Simon também se manifestou sobre a PEC paralela da reforma da Previdência e prestou solidariedade ao senador Fernando Bezerra (PMDB-RN), inocentado em processo de improbidade administrativa movido pela Corregedoria Geral da União (CGU). Frente ao descrédito de Demostenes Torres quanto à aprovação da PEC paralela, motivado por declarações recentes do ministro José Dirceu, o senador pelo Rio Grande do Sul disse estar "tranqüilo" sobre o exame da matéria pela Câmara, lembrando o compromisso assumido pelos líderes governistas no Congresso e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



21/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cláudio Fonteles visita Sarney

Cláudio Fonteles visita presidente do Senado

Cláudio Fonteles fala de crime organizado na Subcomissão de Segurança

AMORIM PROTESTA CONTRA CRÍTICAS DE FHC AO CONGRESSO

Cláudio Fonteles presta contas a Sarney de seu primeiro ano na Procuradoria Geral da União

CCJ aprova nome de Fonteles para procurador-geral da República