Ampliada a possibilidade de trabalhadores rurais receberem beneficios da Previdência



O Senado aprovou o projeto de lei de autoria do senador Arlindo Porto (PTB-MG) que, para efeito de arrecadação previdenciária, equipara os condomínios de produtores rurais estabelecidos com a finalidade de contratação de mão-de-obra aos produtores rurais individuais. Antes de ser enviado à Câmara, o projeto será votado em turno suplementar pelo Plenário do Senado.

Ao conclamar os senadores a aprovarem a proposta, Arlindo disse que, ao garantir aos empregados o acesso aos benefícios da Previdência Social, ela incentiva o emprego no meio rural e poderá promover "harmonia e segurança no campo". O senador lembrou que, devido a tecnologias e equipamentos agrícolas, a necessidade de mão-de-obra no campo foi reduzida de maneira significativa. Por isso, continuou, há 60 anos 68 % da população brasileira residia no campo, enquanto hoje, por falta de incentivos, apenas 21% dos brasileiros vivem longe dos grandes centros urbanos.

Na votação, foi acatada emenda de redação apresentada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) e outra, da senadora Heloísa Helena (PT-AL), excluindo do dispositivo a palavra "temporária". Assim, todos os trabalhadores rurais, independentemente de terem trabalho sazonal, poderão ter acesso a benefícios previdenciários.

26/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ampliada a possibilidade de trabalhadores rurais receberem beneficios da Previdência

CRA aprova diversos benefícios a trabalhadores rurais durante primeiro semestre de 2008

Comissão de Agricultura debate previdência social dos trabalhadores rurais

Previdência apresenta cadastro para trabalhadores rurais nesta quarta(15)

Prazo para empresas receberem benefícios da Lei de Informática é reduzido

Central de atendimento da Previdência é ampliada