Ana Amélia assinala falta de liderança nos protestos populares



Em pronunciamento nesta quinta-feira (20), a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que o aspecto mais notável das mobilizações populares que tomam conta do país é que os protestos são realizados sem nenhuma liderança.

Ana Amélia disse que “o Brasil todo se mexeu e não há nenhuma bandeira de ninguém, de nenhum partido político, de nenhuma instituição, mesmo aquelas mais respeitadas, como a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e tantas outras que escreveram a história da democracia no país”.

Embora de forma difusa, disse Ana Amélia, os manifestantes enviam o “recado direto” que mostra “o esgotamento da paciência da população com os maus serviços públicos, o pagamento excessivo de imposto para receber em troca um ônibus de má qualidade, a violência batendo à porta, a falta de vaga na escola para o filho em todas as cidades e todos os lugares”.

Ana Amélia disse que “usamos muita retórica e pouco na prática acontece para que o cidadão que mora nas cidades receba serviços de boa qualidade”, o que se agrava com a concentração de recursos nos cofres da União, em prejuízo dos estados e municípios, que sofrem com a falta de verbas para melhoria das condições de vida da população.

Em aparte, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) disse que o Brasil está “em transformação”, e que a população protesta “enquanto a Bolsa de Valores sobe”, ao contrario do que ocorria em períodos históricos anteriores.

Para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), a própria classe política contribui para a realização dos protestos, em razão de sua omissão diante dos grandes problemas nacionais.

Para o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), “o Brasil mudou completamente, e o povo resolveu acordar utilizando as novas tecnologias de comunicação”.



20/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia assinala início da Festa da Uva, em Caxias do Sul

Protestos populares atingem a classe política, diz Pedro Taques

Protestos populares precisam ser entendidos pelos políticos, diz Lídice da Mata

Lauro Campos lamenta falta de liderança nos Estados Unidos

Para Aloysio Nunes, crise entre PT e PMDB é resultado da falta de liderança de Dilma Rousseff

Ana Amélia alerta para falta de saneamento básico