Ana Amélia diz que Brasil precisa recuperar competitividade



A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu, nesta terça-feira (16), um papel estratégico e não apenas tático para a Empresa de Planejamento e Logística (EPL). A estatal foi criada pela Medida Provisória (MP) 576/2012 e ainda depende de aprovação da Câmara e do Senado. Para a senadora, ela precisa receber ajustes para que possa atender a contento e de maneira mais eficiente as necessidades do país de competir no mercado internacional.

Ana Amélia disse que o foco do país não deve ser apenas portos e ferrovias mas também rodovias e hidrovias.

- Precisamos aperfeiçoar essa medida provisória, torná-la moderna e funcional, para que consigamos atrair e não afugentar os investidores – disse.

Citando estudo realizado por estudantes e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a senadora afirmou que as exportações brasileiras têm custo logístico muito elevado.

- A pesquisa mostrou que o custo para escoar a soja chega a US$ 70 por tonelada no Brasil, enquanto que, nos Estados Unidos, os agricultores norte-americanos escoam a soja com um custo de US$ 9 a tonelada – exemplificou.

Ana Amélia disse acreditar que a presidente Dilma Rousseff esteja empenhada em dotar o Brasil de uma política de planejamento e logística de longo prazo.

- Nos últimos meses, a presidente da República anunciou planos de investimentos em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, com a expectativa de parcerias com a iniciativa privada e a Empresa de Planejamento e Logística, criada por meio de medida provisória, com o objetivo de tornar o Brasil mais competitivo no longo prazo – disse.



16/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp afirma que indústria brasileira precisa recuperar competitividade

Com fim da CPMF, Brasil vai recuperar competitividade internacional, diz líder do DEM

Pimentel afirma a empresários colombianos que Brasil vai recuperar a competitividade

Delcídio Amaral diz que o Brasil precisa ter competitividade na economia

Romero Jucá diz que Brasil precisa melhorar no ‘ranking’ de competitividade

Ana Amélia: ‘Brasil precisa de choque de investimentos em infraestrutura’